Com a chegada do Outono os nossos fios de cabelo caem como as folhas secas das árvores. O seu cabelo está a entrar num ciclo de crescimento capilar. É uma queda natural de cabelo, dando início ao crescimento de novos folículos. Tal como as árvores, o cabelo também aproveita o outono para iniciar o ciclo da renovação.
Em média, perdemos entre 50 a 100 fios de cabelo por dia, o que é considerado normal. Uma queda mais acentuada pode ser devido a períodos de stress, fatores hereditários, desequilíbrio hormonal, alimentação inadequada ou uso de produtos químicos que prejudicam o cabelo.
Num mundo ideal, tentaríamos evitar que o nosso organismo chegasse ao ponto de perdermos cabelo em excesso, mas nem sempre é possível. Caso esteja nesta situação aprenda como pode evitar e até combater a temida queda de cabelos.
Uma boa alimentação reflete-se em tudo! Pele, cabelos, unhas e mesmo no nosso humor. Ingerir alimentos ricos em ferro, zinco e aminoácidos estimulam o crescimento dos fios de cabelo e ativam a produção de queratina. O cabelo e as unhas são as últimas partes do corpo a receber nutrientes mas são os primeiros a sofrer com uma alimentação menos equilibrada. Alguns alimentos que deve ingerir no dia-a-dia incluem: vegetais de folhas verdes escuras, feijão, castanha do Brasil, tomate e beterraba.
Muitas vezes investimos tanto nos cuidados com os fios de cabelo, que nos esquecemos de cuidar do couro cabeludo. É importante respeitar o pH natural do escalpe, com produtos isentos de sulfatos e outras substâncias químicas agressivas. A lavagem de limpeza profunda herbal cider da John Masters elimina os resíduos acumulados no cabelo e ajuda a equilibrar o PH natural do seu escalpe.
Massajar o couro cabeludo com óleo de argão antes de dormir e lavar pela manhã também ajuda a hidratar e nutrir o couro cabeludo. Se lavar o cabelo no dia seguinte pode até usar este óleo para nutrir os fios de cabelo.
A água quente agride o couro cabeludo e, como tal, provoca a sua descamação. Adicionalmente, o calor fará com que as glândulas sebáceas aumentem a produção e favoreçam a oleosidade do cabelo e a consequente queda. Opte por água morna e se conseguir finalize com água fria. Verá imensos resultados, como por exemplo um cabelo mais brilhante.
Os fios molhados estão mais fragilizados e podem partir-se mais facilmente. Se a sua preocupação é o volume do cabelo, a dica é usar um produto leave-in e evitar o vento enquanto os fios não estão totalmente secos.
A ingestão de álcool e o tabaco provocam aumento da produção de radicais livres no nosso corpo, que promovem a inflamação de alguns tecidos, incluindo a pele e couro cabeludo.
Caso perceba que mesmo seguindo as dicas acima a queda continua acentuada, aconselhamos a procurar um médico, que irá avaliar se a causa se deve a algum período de stress que esteja a passar, pós-parto, desequilíbrio hormonal, entre outros fatores que podem causar e agravar a queda de cabelo.