Portes Grátis e Amostras em compras >40€

Tipo de Pele vs Estado de Pele

qual a diferenca entre tipo de pele e estado de pele?Qual a diferença entre tipo de pele e estado de pele?
O caminho para uma pele saudável começa com o entendimento do seu tipo de pele. Na Organii, acreditamos na importância da abordagem holística e natural para cuidados com a pele. Aqui estão algumas dicas úteis para a ajudar a identificar o seu tipo de pele e criar uma rotina de cuidados personalizada.

Tipo de pele:

Refere-se às características naturais e genéticas que determinam a condição básica e constante da nossa pele e a propensão que normalmente apresentamos. Essas características incluem níveis de oleosidade, porosidade, hidratação e sensibilidade, que devemos observar e interpretar de modo a perceber se a tendência da nossa pele se enquadra como pele seca, oleosa, normal, mista ou sensível. Como? Já explicamos de seguida.

Estado/Condição de pele:

Refere-se a flutuações temporárias. Enquanto o tipo de pele é tendencialmente constante, o estado de pele é mais transitório. Ele reflete as condições momentâneas da sua pele, influenciadas por fatores como clima, dieta, stress, doença ou medicação e até mesmo pela escolha de produtos de tratamento. O estado de pele pode variar ao nível da hidratação (todos os tipos de pele até oleosa podem pontualmente desidratar; desidratação está associada à falta de capacidade de retenção de água e não com a quantidade de produção de óleo), vitalidade (pele baça e sem vida até pele radiante e luminosa) e sensibilidade (pele sensível, irritada ou inflamada). Importa reter que qualquer tipo de pele pode em algum momento apresentar um estado/condição de pele que não se enquadra no seu perfil habitual e que estas flutuações dependem de vários elementos externos e internos.

Porque é importante diferenciar estes dois conceitos? Porque o seu tipo de pele deve orientar na escolha de produtos de rotina, aquilo que deve ser o seu tratamento base. O estado de pele, por sua vez, exige uma adaptação, ou ajustes dessa rotina conforme as novas circunstâncias ou exigências específicas da sua pele em determinado momento.

Por exemplo, vou partilhar o meu caso pessoal: tenho uma pele oleosa, mas nos períodos mais intensos de verão (especialmente quando faço praia) ou inverno (normalmente quando está mais frio e vento) começo a sentir a pele menos hidratada, menos elástica e confortável; nesta altura tenho que escolher um sérum ou máscara que previna a desidratação e me dê mais conforto mas que seja compatível como o meu tipo de pele, séruns que procurem manter a hidratação sem interferirem com a oleosidade, como o sérum hidratante Absolution em gel, o sérum hidratante dupla fórmula da Ekia, ou o óleo facial Ila que tem como base o óleo argão que é um óleo seco; ou as máscaras em gel Maskerade da Voya ou máscara hidratante da Absolution que são adequadas a qualquer tipo de pele, mesmo oleosa ou sensível.

Posso igualmente partilhar que a desidratação é uma das condições mais frequentes, especialmente em quem está a fazer a transição de uma rotina convencional para uma bio ou natural e que leva muitas pessoas a procurarem produtos para pele seca por exemplo, quando muitas vezes têm a pele normal ou até mista que está desidratada.
Temos igualmente experiência de casos de pele oleosa, que foi de tal forma exposta a ácidos e tratamentos convencionais mais agressivos ou aplicados durante períodos longos de tempo, que destruíram a microbiota cutânea (comunidade microbiana composta por bactérias, fungos e vírus que coexistem harmoniosamente na superfície da pele e que constitui uma barreira defensiva contra invasores prejudiciais) e tornaram a pele muito sensibilizada, irritada e até mesmo em alguns casos inflamada. Nestes casos temos que, antes de tratar e implementar uma rotina base para a oleosidade, temos primeiro que resolver a condição de pele irritada, com uma rotina base suave e séruns e máscaras que permitam apaziguar, resolver essa condição momentânea, para depois passarmos a um tratamento base que tenha em vista equilibrar o tipo de pele.

Espero que estes exemplos ajudem a ilustrar a diferença entre tipo de pele e condição ou estado de pele e de que forma a sua compreensão influencia as escolhas da nossa rotina de tratamento. Como a condição/estado de pele é mais transitória e pode também ser mais aguda, sugerimos o uso de ampolas, curas, séruns ou máscaras de tratamento porque são mais concentrados e dirigidos para um problema específico.
A condição de pele deve ditar os produtos base de limpeza, tónico, hidratante e mesmo os séruns e máscaras de tratamento que usamos quando não temos nenhum estado de pele que altere as características do nosso tipo de pele. Ajudou?

Então agora vamos voltar aos tipos de pele para procurar compreender de forma prática quais as características que identifica mais com a sua pele e que o vão ajudar a adequar o tratamento. Note que quanto mais afastada da pele normal a sua pele for (quer seja mais para a pele seca, quer para a oleosa), mais afastada do equilíbrio, mais completa deve ser a rotina, com séruns e máscaras para conseguir uma pele equilibrada e saudável, onde importa muito a consistência para obtenção de resultados.

Tipos de Pele:

Pele Seca

Observação: Pouca oleosidade que se traduz numa pele tendencialmente mais áspera e menos elástica com sensação de repuxamento; poros são finos e em muitas zonas quase imperceptíveis; maior propensão para desidratação e descamação especialmente em condições climáticas extremas.

Características: Pele com tendência a maior sensibilidade, especialmente se não usar produtos adequados porque a falta de oleosidade que tem naturalmente deixa-a menos protegida, é frequente encontrarmos condições de sensibilidade que se traduzem em vermelhidão e até rosácea. Esta condição tende a agravar com a idade porque à falta de oleosidade junta-se a perda de capacidade de retenção de água que a pele sofre naturalmente com a idade. A falta de elasticidade traduz-se também no aparecimento de rugas mais precoce e que podem ter mias expressão do que noutros tipos de pele.

Cuidados Recomendados: Hidratantes mais ricos e com texturas mais densas e recurso a máscaras e óleos faciais que além de nutrição vão dar elasticidade e conforto à pele; limpezas suaves, muitas vezes peles secas não toleram sequer a limpeza com água sendo que os leites, óleos e bálsamos ricos são o ideal, para limpezas mais profundas preferir máscaras limpeza sempre misturadas com óleo ou a esponja konjac por ser extremamente suave. Numa pele seca é imprescindível o tónico, passo essencial entre a limpeza e os séruns ou hidratantes, mas que ajuda a repor a camada de proteção da pele; sempre que temos vermelhidão quer dizer que a pele não está a reconstruir essa barreira e o tónico é a peça chave para controlar a sensibilidade numa pele seca, além de que potencia a absorção dos passos seguintes.
Evitar produtos abrasivos, mas atenção que a própria água do banho pode ser considerada agressiva para muitas peles secas, que sentem o repuxamento da pele logo a seguir ao banho (minimizado se for aplicado tónico de seguida), pelo que no duche não devemos expor o rosto à água quente e aos restantes produtos do banho (evitar o contacto com o champô e gel duche com outro pH); evitar esfoliantes (que não específicos para pele seca ou sensível).


Pele Oleosa

Observação: Brilho excessivo, fruto do excesso de oleosidade, poros dilatados em várias zonas do rosto, não apenas no nariz e queixo mas na testa, têmporas e maçãs do rosto. Pele normalmente muito lubrificada sem sinais de desidratação ou descamação, digo normalmente porque por vezes o uso de produtos demasiado agressivos para controlo oleosidade trazem a desidratação como estado de pele e pode dificultar a leitura do tipo de pele, mas em caso de dúvida o tamanho do poro é sempre um bom indicador, bem como as imperfeições, pontos negros e acumulações de gordura cutânea que uma pele oleosa mesmo desidratada acaba por apresentar.

Caraterísticas: Pele com tendência a imperfeições, pontos negros (fruto dos poros dilatados) e propensão a Acne (inflamação quando existe o entupimento dos poros), muitas vezes associada a uma textura mais gordurosa ou pegajosa da pele devido à presença natural de óleo, que é descrita como um aspeto mais desconfortável mas por outro lado é este óleo que lhe confere flexibilidade e uma menor tendência para desenvolver rugas. Sendo que a flacidez e a perda de firmeza uma das características mais frequentes nas peles oleosas à medida que envelhecem.

Cuidados Recomendados: Uso de produtos não comedogênicos, formulados para peles oleosas que evitem a obstrução de poros, mas que garantam uma hidratação adequada; limpeza consistente mas suave que não agrida a pele, há uma tendência para se limpar em excesso ou remover totalmente a gordura na pele oleosa, o que é na verdade contraproducente, porque se a limpeza deixar a pele desprotegida, além de aumentar o risco de sensibilização, damos a informação à pele que não temos gordura suficiente e que precisa produzir mais, quando na verdade é o oposto. A limpeza é fundamental para remover impurezas e oleosidade em excesso, não toda a oleosidade, limpar demais ou com produtos demasiado agressivos é um dos erros mais frequentes no tratamento de pele oleosa. Numa pele oleosa um tónico regulador é Imprescindível, não apenas para reparar o filme hidrolipídico e a barreira de proteção mas para repor o pH e evitar a proliferação de bactérias indesejáveis. O uso de máscaras purificantes, limpezas profundas e sérum peel ou detox são recomendados para remover imperfeições e tornar a textura da pele mais uniforme. Recomendamos o uso da esponja konjac diariamente para ajudar a reduzir os poros e evitar pontos negros. Para regular a produção de oleosidade podemos usar séruns e por estranho que pareça alguns óleos, como o óleo argão, especialmente como rotina de noite, são óleos secos, bem tolerados e assimilados que ajudam a regular e a dar informação à pele que não necessita de aumentar a produção sebácea


Pele Mista

Observação: Revela algumas características de pele oleosa, especialmente na zona T (testa sobre os olhos, nariz e queixo) como a oleosidade, poros dilatados ou obstruídos, mas não em todo o rosto, podendo ter zonas até mais secas especialmente nas maçãs do rosto.

Características: Pele com imperfeições, poros dilatados ou obstruídos mas apenas na zona especifica que mencionámos, podendo combinar com a falta de elasticidade e até zonas secas ou ásperas, em simultâneo.

Cuidados Recomendados: A rotina tem que ser bem equilibrada podendo incluir produtos específicos para áreas distintas. Muitas vezes a oleosidade na zona T fica controlada com um tónico mais regulador, normalmente para pele mista, que não seja demasiado adstringente e um sérum regulador só para essa zona (como o de tratamento de Acne da Madara ou o novo sérum peel ) ou um mais geral como o detox da Ekia, formulado para pele sensível e que não deixa a pele demasiado seca. Devemos promover a hidratação com texturas leves (fluido hidratação Madara, ou creme santé da Absolution) que garantam a nutrição e conforto da pele sem serem desregularem a oleosidade.


Pele Normal

Observação: Pele mais equilibrada do ponto de vista da oleosidade, da dimensão dos poros pouco visíveis, da elasticidade conferida por uma boa hidratação e sem sinais de sensibilidade. Aparência de uma pele saudável com vitalidade.

Características: Pele que pelas suas características genéticas requer menos esforço para a manter saudável e equilibrada.

Cuidados Recomendados: Apesar da genética favorável, não vivemos numa redoma e até uma pele saudável/normal necessita de uma rotina de cuidados base para se proteger da agressão externa, incluindo proteção solar; bem como da inclusão de tratamentos específicos (séruns, máscaras, etc) para se adaptar a situações transitórias, estações do ano, exposição solar e sinais de envelhecimento como os restantes tipos de pele.


Pele Sensível

Observação: Este tipo de pele pode confundir-se em termos de observação com o estado de pele sensível, irritada, inflamada que se caracteriza por vermelhidão, podendo vir associada a descamação e eczema. Colocamos aqui como tipo de pele porque na verdade além da possibilidade de resposta a uma condição externa ou ambiental, a pele sensível pode ter uma predisposição genética e ser uma resposta a reação alérgica, ou uma tendência para irritação que tem características mais permanentes do que normalmente acontece num estado de pele.

Características: Resposta intensa a produtos ou ingredientes, maior irritabilidade e propensão a reagir a um produtos, mesmo que seja o que usa várias vezes; sensibilidade também pode revelar-se com stress ou alguma desregulação hormonal

Cuidados Recomendados: Esta característica deve ser tida em conta antes de selecionar a sua rotina, porque torna necessário perceber se os produtos para o nosso tipo de pele são também compatíveis com pele sensível. Sendo esta a característica que nos levou a fundar a Organii, foi porque de facto descobrimos na cosmética biológica muitas opções onde não fazíamos reações ao contrário do que acontecia na cosmética convencional (devido não aos princípios ativos, mas à componente sintética, muito agressiva que muitos contêm). De qualquer forma, se sabemos que temos esta tendência, o ideal é experimentar primeiro o produto, através de testes nas nossas lojas, amostra ou um tratamento de spa, que nos permita avaliar primeiro antes de investir no produto. Opte por produtos menos agressivos, especialmente nas limpezas, fundamental uso de tónico e de hidratante adequado ao seu tipo de pele, mas lembre-se que a pele seca ou desidratada tem tendência a ficar mais sensível pelo que não podemos descorar a hidratação. Reforçar a pele com produtos que ajudem a apaziguar e regular a pele como o óleo argão Unii, cura cutânea da Dr. Hauschka, máscaras calmantes vão ajudar a manter a pele sensível, saudável e equilibrada.

Espero que estas dicas a tenham deixada mais preparada e confiante para abordar as necessidades específicas da sua pele.
Na Organii defendemos uma construção de tratamento personalizado e que pode e deve ser adaptado à condição de pele e às alterações que vão surgindo. Temos todo o gosto em a ajudar a encontrar o tratamento ideal para si a cada momento, visite-nos numa das nossas lojas, partilhe connosco as suas dúvidas e marque um dos nossos diagnósticos de pele gratuitos.

Seleccione um ponto de entrega