PORTES GRÁTIS E OFERTA DE 3 AMOSTRAS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | Queda de cabelo

Queda de cabelo

São muitas as pessoas que têm a queda de cabelo bastante presente na sua mente e com a chegada do outono parece que ainda aumenta mais a preocupação neste tema [...]

 

São muitas as pessoas que têm a queda de cabelo bastante presente na sua mente e com a chegada do outono parece que ainda aumenta mais a preocupação neste tema. Mas antes de falarmos de queda de cabelo, devemos questionar-nos se realmente conhecemos o nosso, sabemos que tipo é? Oleoso? Normal? Seco? Sabemos em que estado está? Desidratado? Com caspa? Sabemos se usamos os produtos adequados para ele? Sabemos quantos cabelos por dia (em média) nos caem?

 

A queda de cabelo pode ser comum, é verdade, mas até ser um tema que nos deva preocupar é preciso termos em conta que todos os dias nos cai cabelo, é o processo normal dele, cai e cresce constantemente, alguma vez contaram a quantidade de cabelo que têm e quantos é que vos caíram ao longo do dia? Mas então, quando é que nos devemos preocupar com a quantidade de cabelo que nos cai? A partir de 100 fios de cabelo a cair, pode ser já um indício para estarmos atentos, abaixo disso, não é razão para alerta até porque, uma vez mais reforçamos, o que são 50-60 cabelos que caíram comparativamente com a quantidade que temos?

 

Se têm queda de cabelo acentuada, já se sentaram para pensar o que pode estar a causar essa queda? Que cuidados podemos ter para melhorar e para prevenir? E que produtos podemos usar?

 

A queda de cabelo – causas

Existem inúmeras razões para justificar a queda de cabelo até porque todos nós somos diferentes e a nossa forma de ser e viver influência. Mas vamos falar das mais comuns:

 

  1. Nutrição

A forma como nos nutrimos afeta todo o nosso corpo e o cabelo não fica de fora. Praticarmos uma alimentação pobre em vitaminas e nutrientes é uma das causas que destacamos para a queda de cabelo. Devemos ter uma alimentação rica em vitamina C, ácido fólico, vitamina B12, Selénio e Zinco.

 

  1. Stress

Outro fator que influencia (e muito!) na queda de cabelo. O facto de sofrermos de stress e ansiedade significa que o nosso corpo está em constante tensão, sofre um choque emocional que irá afetar o funcionamento do nosso organismo, nomeadamente a queda de cabelo. Mas atenção, os efeitos do stress não são visíveis no momento em que estamos stressados mas sim, uns meses depois.

 

  1. Hormonas

O nosso corpo está em constante mudança, não somos o que éramos há uns anos e o que vamos ser daqui a outros, tudo está a mudar e consoante a fase em que nos encontramos da nossa vida, isso também irá influenciar o nosso cabelo. Mas que fases nos referimos? Deixamos aqui alguns exemplos: está na fase de amamentação? Ou começou a tomar a pílula? Será que o seu corpo sente falta de suplementação? Entrou na adolescência? Ou então, será que já está na menopausa? Se respondeu que sim a alguma destas perguntas, essa pode ser a causa da queda de cabelo.

 

  1. Inflamações

Existem inflamações que também afetam a queda, e as dermatites são uma delas. Caso sofra de alguma dermatite (crónica ou proveniente de outros fatores) tenha em consideração que a queda de cabelo pode ser um resultado. Alimentos que promovem a inflamação geral do organismo também são um fator a ter em conta: açúcar, álcool, café, alimentos processados, artigos de pastelaria, farinhas e gorduras hidrogenadas são outros exemplos. Ou até mesmo o glúten para quem é sensível, pode levar o corpo a um estado inflamatório enfraquecendo o folículo piloso, tornando o cabelo mais fraco e propenso à queda.

 

  1. Contaminação capilar

A poluição, as tintas de cabelo, os diversos tratamentos com ingredientes sintéticos e até mesmo os champôs e amaciadores com sulfatos diversos, silicones e derivados do petróleo ficam “agarrados” ao cabelo, impedem o seu normal funcionamento e enfraquecem a fibra capilar. Desintoxicar o escalpe e o cabelo torna-se imprescindível para o manter saudável e evitar a queda prematura do fio.

 

  1. Problemas de saúde

Sofre de algum problema como anemia ou hipotiroidismo? Aqui estão mais duas das causas de queda de cabelo. A falta de ferro (anemia) e a falta de hormonas fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo também podem levar ao mesmo problema.

 

  1. COVID 19

Não está comprovado cientificamente que o COVID 19 afete diretamente a queda de cabelo mas a verdade é que que sofreu de COVID 19 passou por um choque para o corpo e até aumentar o nível de stress o que pode levar a uma queda maior de cabelo.

 

 

Queda de cabelo – prevenção

 

Para todos os males existem curas e hoje deixamos-lhe algumas dicas de como pode prevenir a queda de cabelo ou mesmo, diminuir a queda.

 

Não lave o cabelo com água demasiado quente – pelo contrário, a água fria irá ajudar na estimulação da circulação sanguínea ajudando na anti queda.

 

O uso excessivo de secador e pranchas de cabelo – também prejudicam a saúde do nosso cabelo, uma vez mais, altas temperaturas no couro cabelo não são nossas amigas.

 

Apanhar o cabelo – prejudica a saúde do cabelo, tente usa-lo sempre solto ou apenas parcialmente preso.

 

Escove o cabelo diariamente – de manhã e à noite, irá estimular também a circulação sanguínea no couro cabeludo ajudando, também, na anti queda. De preferência com um pente ou escova de madeira porque diminuem a eletricidade estática.

 

Massaje o escalpe – com o quê? Com umas gotas de óleo argão. Coloque umas gotas nos seus dedos e com as pontas dos mesmos massaje vigorosamente o escalpe. Promove a absorção do óleo que nutre o escalpe, promove a circulação sanguínea e com esta o aporte de vários nutrientes ao cabelo e ainda estimula a produção de folículos capilares e do crescimento de um cabelo mais forte e hidratado.

 

No que diz respeito à alimentação, dê prioridade a alimentos ricos em vitamina A, B, B12, C e E (tais como abacate, vegetais verdes escuros, brócolos e espargos, beterraba, cogumelos, frutas vermelhas, cenoura, ervilha, batata doce, sementes e oleaginosas), mas também a alimentos ricos em Ácido Fólico, Biotina, Selénio e Zinco (tais como espinafres, agrião, feijão, grão, sementes e oleaginosas, arroz, aveia, abóbora, lentilhas, algas, levedura de cerveja e nutricional). A vitamina B12 ocorre naturalmente em produtos animais como ovos, peixe e mariscos e também aparece adicionada em produtos vegetais.

 

Queda de cabelo – produtos

Antes de lhe apresentarmos as nossas dicas gostávamos que se fizesse a si mesmo as seguintes perguntas: “sei que tipo de produtos devo usar para prevenir a queda? Os produtos que estou a usar são adequados a mim?”

Na Organii temos várias opções para a prevenção e tratamento da queda de cabelo.

No que diz respeito a champôs existem três opções que vão de encontro às suas necessidades:

 

MÁDARA – Grow Shampoo – um champô com vitaminas e bio-polímeros para a hidratação. Contém cogumelos chanterelle, cafeína, zinco e vitaminas.

 

UNII – Champô sólido escalpes sensíveis – O óleo de cânhamo e o azeite português têm grande poder de hidratação e de suavidade com a pele e couro cabeludo. 

 

LESS IS MORE – champô herbal para o escalpe – Contém menta e hortelã-pimenta, extrato de ulmeira e óleo de eucalipto.

 

Depois do champô usar sempre amaciador para proteger o cabelo que existe.

 

Para além dos champôs existem mais seis produtos que o vão ajudar na queda de cabelo:

 

LESS IS MORE – sérum com fitonutrientes e cafeína – revitaliza os folículos capilares e o escalpe.

 

LESS IS MORE – sérum com fitonutrientes – promove o espessamento do cabelo fino, estimular o escalpe, revitalizar os folículos evitando a perda de cabelo.

 

LESS IS MORE – Tónico herbal – colocar umas gotas logo após ter saído do banho.

 

LESS IS MORE – Spray proteína – Para quem tem o cabelo quebradiço por ser longo, ou andar com ele apanhado, ajuda a dar estrutura e a tornar o cabelo mais forte ao longo da fibra capilar.

 

UNII – Óleo argão – 100% óleo vegetal biológico obtido por extração a frio. Rico em vitaminas e ácido gordos essenciais que lhe conferem um forte poder antioxidante.

 

MADARA – Gotas Boost – Para quem precisa de desintoxicar o escalpe e o cabelo