Proteger as Abelhas é proteger o Planeta | Organii – Cosmética BiológicaProteger as Abelhas é proteger o Planeta | Organii – Cosmética Biológica

PORTES GRATIS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€ PARA PORTUGAL

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | Proteger as Abelhas é proteger o Planeta

Proteger as Abelhas é proteger o Planeta

No dia mundial das Abelhas, a Organii defende que proteger as abelhas é proteger o planeta, por essa razão partilha algumas dicas de como promover a vida e saúde das abelhas, nomeadamente a agricultura bio, a escolha de cabazes locais e cosmética bio.

 

No dia mundial das Abelhas, a Organii defende que proteger as abelhas é proteger o planeta, por essa razão partilha algumas dicas de como promover a vida e saúde das abelhas, nomeadamente a agricultura bio, a escolha de cabazes locais e cosmética bio.

 

A vida das abelhas é estimada quando escolhemos boas práticas ambientais, e na nossa opinião, um dos passos mais importantes a dar nesta direção é optar por produtos de agricultura biológica. Seja em cabazes bio, nos mercados ou nos supermercados, opte por alimentos de origem biológica e cosmética com base em ingredientes naturais de produção biológica. Estes pequenos gestos e escolhas alicerçam este tipo de agricultura.

Como é que isto se relaciona com as abelhas? É fácil de perceber. A agricultura biológica não sendo perfeita, é um sistema que não agride o ambiente, estimula o equilíbrio entre espécies e como não usa produtos químicos e sintéticos para exterminar pragas, não contamina as abelhas. Estimula também a coexistência das abelhas com as flores e árvores, que delas dependem para se polinizar. E enquanto as abelhas se alimentam, transportam o pólen de flor em flor e o equilíbro acontece!

 

 

A Organii e as suas Escolhas Conscientes:

 

A aposta numa criteriosa seleção de produtos biológicos certificados, com base em ingredientes biológicos cultivados sem pesticidas e herbicidas, livres de químicos e produtos sintéticos potencialmente perigosos para a saúde e para o ambiente é uma das missões da marca. Contribuir para um consumidor mais informado, que coloque sempre o seu bem-estar e a sua saúde em primeiro lugar, ao mesmo tempo que faz escolhas conscientes que protejam o planeta, as pessoas e animais que o habitam.

 

 

A Herdade do Freixo do Meio é a primeira da nossa lista. Procura aliar a sustentabilidade económica à prática de políticas sociais e ambientais que protejam o planeta e as espécies.

 

A missão desta herdade é construir uma Comunidade, com visão democrática, inclusiva, transparente, autónoma e resiliente que respeite os recursos naturais e promova o desenvolvimento pessoal. Este trabalho pauta-se por contruir modelos de produção de comida de forma sustentável, orientados para uma ligação entre o Homem e sua casa comum, o planeta Terra.

Comercializam produtos que vão desde carnes a ovos, cereais, legumes, pão, vinho, entre outros. Todos os alimentos são livres de agrotóxicos (fertilizantes ou outras substâncias de síntese químicas), de biocidas (naturais ou de síntese), de antibióticos e de medicamentos químicos e de transgénicos (OGM).

Têm uma única cadeia de produção, transformação e distribuição local, de forma a ter uma pegada ecológica diminuta.

 

De seguida falemos d’ A Quinta do Arneiro. Localiza-se na região Oeste, concelho de Mafra e é conhecida pela sua produção biológica certificada.

Este projeto conta com uma loja online onde podemos comprar cabazes de frescos e mercearia biológica, mas também com um restaurante onde os ingredientes são exclusivamente biológicos.

 

Encontramos ainda um espaço onde são organizados cursos e workshops para aprender mais sobre temas como: sustentabilidade, a preservação do planeta, o que comemos e o que consumimos. Este espaço também pode ser alugado para organização de eventos e outras atividades que possam disfrutar de todo este ambiente envolvente, conhecimento vasto em matéria de produção, consumo biológico e sustentável.

 

Este projeto aposta igualmente na presença em mercados biológicos, como no Príncipe Real, Campo Pequeno ou Cascais, onde podemos encontrar os frescos acabados de chegar desta horta.

 


Por último, as nossas escolhas sustentáveis podem refletir-se igualmente no tipo de escapadelas e alojamentos que procuramos para descansar, passar férias e refugiar-nos.
O FeelViana Sport Hotel é uma opção amiga do ambiente, que se localiza no pinhal da Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo. Este Hotel sustentável de quatro estrelas, encontra-se num cenário bucólico, onde podemos encontrar essa paz e essa promessa de respeito e comunhão com o meio ambiente.

 

O FeelViana foi distinguido este ano com o Rótulo Ecológico da União Europeia (EU Ecolabel).

Este rótulo de excelência ambiental, reflete uma política de utilização de fontes de energia renováveis, redução no consumo de energia, de água e de resíduos, que contribui para um melhor ambiente.

Neste hotel encontra medidas que visam um menor impacto ambiental, tais como:

– Escolha de iluminação, termoregulação, equipamentos de aquecimento ambiente, água, ar condicionado e bombas de calor energeticamente eficientes

– Utilização de fontes de energia renováveis

– Redução de resíduos provenientes da restauração, como artigos descartáveis

– Sensibilização ambiental aos hóspedes

– Controle dos consumos de energia, água e produtos químicos

– Triagem de resíduos e reciclagem

– Promoção de meios de transporte alternativos

– Aposta em produtos orgânicos e locais.

Esperamos que goste das nossas sugestões e escolha conscientemente!