Pele com Acne: O que fazer? | Organii – Cosmética BiológicaPele com Acne: O que fazer? | Organii – Cosmética Biológica

PORTES GRATIS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€ PARA PORTUGAL

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | Pele com Acne: O que fazer?

Pele com Acne: O que fazer?

A acne caracteriza-se pela presença de oleosidade em excesso na pele, podendo surgir sob a forma de borbulhas, pontos negros ou brancos e brilho na zona da testa, nariz e queixo.

 

 

A acne é uma patologia de pele que se caracteriza pela presença de oleosidade em excesso na pele, podendo surgir sob a forma de borbulhas, pontos negros (quando estão abertos e expostos) ou brancos (quando estão fechados) e brilho na zona da testa, nariz e queixo. Esta doença inflamatória da pele acontece quando existe um aumento atípico de gordura produzida pelas glândulas sebáceas, provocando a obstrução dos poros e por consequência o aumento bacteriano nessa zona originando a inflamação, o terrível Acne. O que fazer nesta situação?

 

Apesar de ser típica da fase de adolescência, devido a uma maior produção de oleosidade e alterações hormonais, ela ocorre também na idade adulta (acne tardia se surgir pela primeira vez nesta fase), período menstrual, gravidez, menopausa e até mesmo nos bebés (acne neonatal). Estima-se que afete cerca de 80% da população em alguma fase da vida, pelo que é mais comum do que imaginamos.

 

De acordo com a Associação Portuguesa de Farmácias existem diferentes tipos de acne:

  • Acne não inflamatória: presença de pontos negros ou brancos (comedões);
  • Acne ligeira: presença de borbulhas inflamadas (pápulas);
  • Acne moderada: presença de borbulhas inflamadas com pus (pústulas);
  • Acne severa: presença de nódulos e quistos

Nos tipos de acne acima podem surgir ainda cicatrizes ou hiperpigmentação.

 

Para regular uma pele acneica ou com tendência a produzir excesso de oleosidade é muito importante adotar uma rotina que inclua a limpeza da pele, tónicos para equilibrar o pH, hidratação e produtos de tratamento adequados às necessidades da pele e até mesmo uso de esfoliantes e máscaras de argila, para purificar a pele em profundidade.

É importante restabelecer o equilíbrio da pele com uma rotina que devolva à pele aquilo de que ela carece, bem como combater a proliferação bacteriana para evitar a inflamação. Para isso é importante que a forma de limpeza seja profunda mas suave ao mesmo tempo, para não desidratar, de seguida quando colocar o tónico devrá optar por um adstringente, para ser muito efetivo, como por exemplo o tónico regulador da Mádara, o tónico Essência Botânica Pureza da Absolution ou o tónico Porefection da Voya, a Água floral Camomila e Água floral de Flor de Laranjeira . Para finalizar a sua rotina, na colocação do creme de dia deverá escolher um ligeiro e mate. Já à noite, é fundamental após a limpeza e a tonificação colocar óleo argão na pele, para permitir dizer à pele que não produza mais óleo, ou seja, o que tem já é suficiente. Deve assegurar que aplica mesmo este óleo por ser o mais parecido com o filme hidrolipídico da pele, é muito fácil de absorver e é anti-inflamatório, o objetivo é quebrar o ciclo de produção de oleosidade excessiva e não agravar a oleosidade da pele.

 

A alimentação também é uma variável crucial para um bom equilíbrio da flora da pele, com uma dieta saudável rica em vegetais, alimentos antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias. Os pró inflamatórios também devem ser evitados para não piorar a inflamação: açúcar, álcool, tabaco, café, gorduras saturadas e carnes processadas. Deverão ser evitados também lacticínios (manteiga, leite incluindo sem lactose, queijo e iogurte), pois são considerados os maiores responsáveis alimentares pelo acne, aos quais 90% da população reage. Por isso vale a pena experimentar e estar 3 a 6 meses sem estes ingredientes e ver como reage a sua pele.

Existem também alérgenos comuns que podem causar reações de acne na pele como: amendoim, laranja, cacau e chocolate, porco, trigo e glúten, embora a sua percentagem seja ínfima. Já o stress e a ansiedade também estão associados ao agravamento da acne, pois desregulam o sistema endócrino e de afectam o sistema imunitário.

 

A Mádara lançou recentemente uma linha de tratamento do acne 100% biológica, constituída por uma combinação poderosa, em dois passos que podem ser adicionados a qualquer rotina de pele, para tratar acne adolescente ou adulto:

Roll-on para borbulhas de acne

Este roll-on possui um concentrado células estaminais de zimbro juntamente com ácido salicílico, que atuam na redução da inflamação das borbulhas e impedem a proliferação bacteriana, regulando a pele.

Deve ser aplicado diretamente nas borbulhas e zonas inflamadas.

Tratamento para inflamação e poros

Deve ser aplicado de manhã e à noite nas zonas problemáticas, antes do hidratante. Este tratamento equilibra e acalma a pele problemática, minimiza o aparecimento de borbulhas, pontos negros, pontos brancos e poros bloqueados. É enriquecido com ativos queratoliticos que ajudam a purificar a pele e a torná-la suave e equilibrada.

 

Veja ainda algumas rotinas de pele que sugerimos para tratar uma pele com acne, na nossa área de Soluções.