PORTES GRÁTIS E OFERTA DE 3 AMOSTRAS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | Os benefícios do colagénio

Os benefícios do colagénio

É a proteína mais abundante do nosso corpo e é o principal responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Os benefícios do colagénio

Provavelmente já ouviu falar em colagénio, mas sabe, realmente, o que é e o quão importante é para o seu organismo? Trata-se, nada mais, nada menos, do que a proteína mais abundante do nosso corpo e é o principal responsável pela firmeza e elasticidade da pele (está também presente nos ligamentos, ossos e cartilagens).

Contudo, mais ou menos, a partir dos 25 anos a produção natural de colagénio pelo corpo começa a diminuir, ou seja, os tecidos começam a perder a capacidade de se regenerar, deixando a pele mais flácida, com linhas de expressão e rugas. Para além de sentir na pele, pode também começar a sentir menos elasticidade nas articulações, dores ou inflamações recorrentes, tendões tensos e tendência para ter tendinites. Mas, há ainda outros fatores que influenciam a diminuição de produção de colagénio, como por exemplo, as mudanças hormonais, o stress e a ansiedade, uma alimentação rica em pró inflamatórios ou até o consumo de álcool e tabaco. Neste artigo, falamos sobre os benefícios do colagénio e como o pode ajudar a repor no seu organismo.

Quais são as vantagens do colagénio?

  • Mantém a pele firme, ajudando na sua regeneração;
  • Previne ou retarda o aparecimento de rugas, de linhas de expressão e da flacidez natural do processo de envelhecimento;
  • Melhora a aparência e a elasticidade da pele;
  • Fortalece o cabelo e as unhas;
  • Previne o aparecimento de celulite e estrias
  • Fortalece os ossos e articulações;
  • Previne o aparecimento da osteoporose;
  • Potencia a renovação celular.

Como se pode repor o colagénio?

Essencialmente, através de uma alimentação saudável e variada, em conjunto com uma atividade física regular e de alguns cuidados diários:

  1. Opte por alimentos que, naturalmente, são ricos em colagénio: as fontes de proteína de origem animal, como a carne, o peixe e a gelatina são os mais ricos em colagénio. Alimentos ricos em vitamina C, como os brócolos, as folhas verdes e até os morangos, potenciam a absorção desta proteína em cerca de 8 vezes. Há, ainda, outros alimentos que contribuem para a produção de colagénio ou para a minimização da sua degradação, como o tomate, os frutos vermelhos, a beterraba, o alho, a salsa, a cebola, os frutos secos, as sementes, as romãs, a batata-doce, a cenoura, a meloa ou a aveia. Temos também as algas, que podem sempre ser trituradas na sopa, que são fáceis de assimilar e contém muito pró colagénio.
  2. Suplementos alimentares: pode optar por tomar suplementos alimentares em pó para repor o colagénio, como o colagénio marinho (proveniente das escamas e cartilagens dos peixes) ou o colagénio vegan. Dê preferência em pó porque os estudos têm demonstrado que a sua absorção é melhor por parte do organismo.
  3. Faça exercício regularmente: exercitar o corpo com regularidade faz com que melhoremos a saúde não só dos nossos ossos, mas também das articulações, uma vez que o exercício ativa as células que produzem colagénio.
  4. Utilize produtos de beleza que contenham colagénio: são muito importantes para estimular a produção de colagénio e repor o colagénio perdido. Na Organii dispomos de várias opções totalmente naturais como o Booster Hialurónico Colagénio, o Creme Ultra Sedoso Refirmante Derma Collagen, o Booster Antienvelhecimento, o Creme de Dia da Absolution, o Sérum Firmeza, o Hidratante Anti-Idade Me Time ou o Creme de Dia Calmante Even Pure.