O significado do amor entre o Homem e os cãesO significado do amor entre o Homem e os cães

PORTES NACIONAIS GRÁTIS

Junte-se à

subscreva a nossa Newsletter e receba 5€ na sua primeira encomenda!*

*válido em compras online superiores a 50€. Não acumulável com outras campanhas.

ORGANII | BIO BLOG | O significado do amor entre o Homem e os cães

O significado do amor entre o Homem e os cães

O amor tem sido o nosso foco, e desta vez abordamos a ideia do amor pelos animais e de como mutuamente isso traz vários benefícios.  

amor entre o Homem e os cães

Ao longo do mês de Fevereiro, o amor tem sido o nosso foco, e desta vez abordamos a ideia do amor pelos animais e de como mutuamente isso traz vários benefícios.  Nesse sentido, falámos com a UPPA – União Para a Proteção dos Animais, uma Associação sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo reforçar a sua capacidade de intervenção na defesa dos animais.

 

Pedimos que nos contassem qual o impacto do amor entre as pessoas e os cães e o seu impacto na vida de cada um deles.

 

“Os animais têm cada vez mais, um papel importante na vida das pessoas. Outrora vistos como um meio de sobrevivência do ser humano, ou como ferramenta de trabalho, são hoje em dia, considerados por muitas famílias, um membro da mesma.

 

A relação entre o Homem e o animal tem vindo a desenvolver-se de uma forma positiva, onde são criados laços de amizade e companheirismo, que na maior parte dos casos, só trazem benefícios para ambos. Os animais são seres que demonstram um enorme carinho e amor pelos seus tutores, e são gratos pelo bem que estes lhes fazem.

 

Iremos aqui dar o exemplo dos cães, animais de companhia por excelência, com os quais lidamos há muitos anos, na UPPA, e para os quais trabalhos com o objetivo de lhes arranjar tutores 5 estrelas.

 

Os cães, por exemplo, ensinam-nos o que é companheirismo e lealdade, não se separam dos tutores, por nada. Ao adotar um cão, esqueça voltar a sentir-se sozinho. Ele vai estar sempre lá, sempre perto de si. Para além de que terá a capacidade de entender o que se passa consigo, sem necessidade de palavras.

 

A cauda a abanar é a maior prova do amor que o seu cão lhe pode dar. Existem 5 regras para ter um cão feliz e equilibrado e que contribuem para a criação de uma maior relação de companheirismo com aquele a que muitos chamam “fiel amigo de 4 patas” e também para uma vivência feliz e harmoniosa com o seu cão.

 

Existem também imensos benefícios a nível da saúde, pois ao ter um cão e gostar de estar com ele, levá-lo a passear, vai levar ambos a praticarem mais exercício físico, a fazerem atividades ao ar livre. Há também, para ambos, outros benefícios a nível de socialização. Ao fazerem um passeio ao ar livre, cruzar-se-ão com outros tutores e outros cães, o que aumenta as oportunidades de socialização e de conhecer outras pessoas. As brincadeiras com o seu cão, trarão também mais sorrisos, pelos momentos partilhados e irão completar a sua vida.

 

Do ponto de vista do canídeo, a vivência com apoio em técnicas de reforço positivo fazem do seu cão um ser mais autoconfiante, vai saber como se comportar perante determinadas situações, e sabe o que o tutor espera dele, tornando-se um cão mais feliz e grato pelo amor que o seu tutor lhe dá todos os dias.

 

A convivência com o seu fiel amigo de 4 patas pode contribuir também, para além de uma melhor saúde física e bem-estar psicológico, na prevenção e no auxílio ao tratamento de várias patologias. Recentes pesquisas demonstraram que melhora a imunidade de crianças e adultos, reduz os níveis de stress, da pressão arterial, níveis de colesterol e triglicéridos, assim como a dor de cabeça ou resfriados.

 

É inegável que os cães tornam as nossas vidas muito melhores e o seu impacto nelas é tão verdadeiro que guardamos para sempre todos os ensinamentos e momentos compartilhados.

 

Se procura adotar um amigo de 4 patas, não hesite em visitar um albergue. Terá, muitos seres especiais à sua espera e, certamente, um com o qual tenha uma conexão verdadeira, o qual lhe vai proporcionar uma vida com mais significado e autenticidade.”

 

Queremos agradecer à UPPA pela sua colaboração connosco e por todo o trabalho incrível que fazem para proteger e defender os animais.