O porquê de uma Makeup Biológica? - Organii – Cosmética BiológicaO porquê de uma Makeup Biológica? - Organii – Cosmética Biológica

PORTES GRATIS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€ PARA PORTUGAL

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | O porquê de uma Makeup Biológica?

O porquê de uma Makeup Biológica?

Desde a limpeza à hidratação do rosto, são vários os produtos colocados na pele antes de iniciar uma maquilhagem, por isso, tão importante quanto a escolha de uma maquilhagem biológica é também a origem de todos os outros cosméticos.

Existem vários estudos que apontam para os efeitos negativos, causados pelo uso constante de produtos de cosmética sobrecarregados de ingredientes e aditivos sintéticos na saúde. Se tivermos em conta que a pele é o nosso maior órgão e uma das formas pelas quais o nosso corpo desintoxica, deveríamos ter todos um especial cuidado com o que colocamos nela.

Desde a limpeza à hidratação do rosto, são vários os produtos colocados na pele antes de iniciar uma maquilhagem, por isso, tão importante quanto a escolha de uma maquilhagem biológica é também a origem de todos os outros cosméticos.

 

Sabia que uma das co-fundadora das Organii, a Cátia Curica, fazia inúmeras reações alérgicas quando utilizava produtos ‘convencionais’? Com o tempo foi percebendo que produtos de origem bio não causavam reacção, exactamente por serem livres de químicos de origem sintética.

 

PORQUÊ OPTAR POR UMA MAQUILHAGEM BIOLÓGICA?

A maquilhagem biológica é constituída por ingredientes puros, ecológicos e mais saudáveis. Contém minerais e ingredientes naturais, óleos vegetais e é rica em vitaminas, o que traz enormes benefícios à pele. Uma vez que não possui ingredientes como os conservantes, parabenos, corantes, fragrâncias e organismos geneticamente modificados, é especialmente indicada para peles sensíveis, propensas ao acne ou danificadas. E Porquê? Segundo alguns estudos (1), o aparecimento de dermatite de contacto ou acne está relacionado com a presença das substâncias químicas anteriormente mencionadas, pois em muitos casos provocam irritações, erupções ou alergias cutâneas. Ainda metais como níquel, cobalto, cromo e chumbo são frequentemente usados ​​em produtos como sombras, delineadores, batons, entre outros,  em quantidades superiores relativamente à recomendada (1ppm), provocando uma maior reacção da pele face a esses produtos. Sem dúvida que o uso de maquilhagem biológica pode limitar o risco de irritação da pele.

Por outro lado,a presença de minerais como o cálcio, magnésio, zinco e ferro ajudam a proteger e manter a sua pele saudável e com vitalidade.  Para além disso, é possível uma proteção natural aos raios UV, à base de alguns minerais, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Com este tipo de maquilhagem é possível ter quase todas as cores e performance semelhantes à cosmética convencional, no entanto, a sua duração pode não ser tão prolongada porque não é sintética, e os seus ingredientes ao serem naturais acabam por ser absorvidos gradualmente pela pele.

 

Aderir a uma maquilhagem biológica é sem dúvida um acto mais consciente, responsável e ecológico. Cuide de si de forma natural, saudável e amiga do ambiente. Para como começar a utilizar maquilhagem biológica, partilhamos algumas dicas:

  • Substitua os seus produtos à medida que eles vão acabando;
  • Comece com os produtos que ficam mais tempo na sua pele ou que ocupem maior área desta;
  • Opte por batons de origem bio. Por muito que não se queira estão sempre a ser ingeridos pela nossa mucosa bucal;
  • Tenha sempre atenção às embalagens e procure garantias que o produto é 100% biológico e não apenas natural ou com certificações dadas pelos próprios fabricantes a si próprios – mais informação sobre esta temática em breve no blog
  • Visite uma das nossas lojas e peça um aconselhamento relativamente a esta matéria.

 

Segundo Cátia Curica, prevenir no que diz respeito à saúde, refere-se também à cosmética. “Quanto mais cedo formos prevenindo, mais fácil é manter. São investimentos feitos na saúde não só das pessoas mas também do planeta e dos animais.”

Deixamos ainda algumas das suas sugestões:

  • Optar por maquilhagem com o mínimo de ingredientes;
  • Garantir que a maquilhagem é sempre de origem biológica;
  • Escolher um bom desmaquilhante que retire todos os resíduos.

 

Para iniciar a sua rotina de maquilhagem temos algumas bases disponíveis para conhecer:



 

Pode encontrar todos os extras para rosto de origem biológica:





Para olhos:





E para lábios:





Conheça alguns dos desmaquilhantes que temos na Organii :




 

Pode ainda descobrir os nossos sets e acessórios de Maquilhagem: