PORTES GRÁTIS E OFERTA DE 3 AMOSTRAS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | Nestas festas, evite o Burnout

Nestas festas, evite o Burnout

A pouco mais de um mês do Natal queremos pedir-lhe, por favor, que pare.


 
Nós sabemos que esta é uma das alturas do ano mais stressantes: não só os dias são mais pequenos e há menos sol (o que nos provoca uma sensação de maior cansaço e de menor produtividade), como também estamos sob a pressão de garantir que compramos todos os presentes de Natal, que a mesa do dia de Consoada vai estar impecável, etc. etc. A juntar a tudo isto temos, ainda, as nossas tarefas do quotidiano (que nunca ficam em standby), como o trabalho, o cuidar da família, da casa… Por isso, é que lhe pedimos, mais uma vez, que pare. Acredite: é importante que reflita sobre tudo isto, antes que chegue a um ponto de rutura, antes que chegue áquilo que se chama de Burnout.
 
Burnout é um termo relativamente recente no nosso vocabulário (utilizado, mais do que nunca, nos últimos dois anos e meio, tendo em conta a crise pandémica que atravessámos), mas já em 1974 o psicólogo alemão Herbert Freudenberger a tinha proferido num estudo sobre esta síndrome (aliás, os créditos são seus). Mas, o que é realmente o Burnout? Quais são os sintomas? De que forma o podemos prevenir? Contamos-lhe tudo, neste artigo.
 
 
O que é?
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Burnout é “uma síndrome resultante de ‘stress’ crónico no trabalho que não foi gerido com êxito”. Por outras palavras, “refere-se especificamente a fenómenos no contexto ocupacional e não deve ser aplicado para descrever experiências noutras áreas da vida.”
 
Ainda assim, todos nós sabemos que aplicamos o termo Burnout a toda e qualquer situação difícil de gerir e que, muitas vezes, surge não por uma exposição excessiva ou mal gerida a nível profissional, mas pela difícil gestão entre a vida profissional e pessoal: ser pai ou mãe de várias crianças, de várias idades, com agendas próprias, atividades e trabalhos de casa, festas de aniversário, gestão de vida de casal e ainda ter tempo para fazer exercício, refeições saudáveis, ter tempo para si próprio… Como não ter Burnout?! Como realmente fazer esta gestão sem criar uma ansiedade fora de controle??
 
 
Como evitar o Burnout?
 
Não temos respostas milagrosas, mas sabemos que temos três estratégias vencedoras que podem ajudar muito:
 
1- Aumentar o foco e a concentração. Para o fazer, o primeiro passo é reduzir o multitasking, remover as distrações (telemóvel, notificações de email, etc.), arrumar e mudar o seu espaço de trabalho para ser simples e minimal (a sua atenção é chamada até para a fotografia de família ao lado do computador) e organizar-se com listagens, para não ficar com a sensação de se esquecer de coisas.
 
2- Dedique-se a uma coisa de cada vez. Foque-se na tarefa que está a realizar e não permita que esteja a ser interrompido. Tarefas grandes, mais complexas ou que goste menos e que o levam a procrastinar, divida-as em tarefas mais pequenas e dê o primeiro passo. Assim que começar vai ver que é logo mais fácil de a terminar. Se estiver a ficar sem concentração use técnicas de respiração para voltar a ter foco e não permita que o seu cérebro se distraia. Volte ao foco. Com o treino vai ser cada vez mais fácil terminar as tarefas concentrado. E aplique esta técnica a tudo o que faz. Se estiver com os seus filhos dedique-se a fazer algo com eles, esteja presente na tarefa que tiver que realizar.
 
3- A última estratégia, onde a Organii é especialista, é em ajudá-lo a relaxar. Permita-se dormir, relaxar, ter momentos de pausa, para não fazer nada e diminuir a sensação de exacerbamento por estarmos constantemente a “fazer tarefas”.
 
 
Como podemos prevenir ou minorar os sintomas de Burnout?
 
Fácil. Aplicando pequenos rituais e criando pequenas rotinas de relaxamento profundo, como por exemplo:
 
Fazer um banho de imersão com algas: são anti-inflamatórias, relaxantes e ajudam a descontrair, ao mesmo tempo que ajudam a pele. Para isso aconselhamos-lhe as nossas algas Lazy Days, da Voya. Ao colocá-las numa banheira de água quente, vai poder criar uma luxuosa experiência de spa na sua própria casa. Podem ser apenas 10 minutos, uma vez na semana, mas vai dormir como nunca.
 
Fazer um escalda pés: para além de ajudar a relaxar, vai também facilitar o retorno do sangue ao coração, contribuindo para a diminuição do inchaço e promovendo, assim, a sensação de bem-estar. Para fazer um escalda pés só precisa de um recipiente onde possa colocar os pés, sal grosso (uma mão cheia), água bem quente e seis gotas de óleo essencial (por exemplo, Óleo Essencial de Alfazema Unii calmante ou Óleo Essencial de Gengibre Unii, para promover a circulação sanguínea e aquecer). Depois, é só colocar os pés e relaxar.
 
Aplicar um óleo essencial no cabelo e massajar o escalpe: pela sua simplicidade, este é um ritual que pode fazer enquanto vê televisão com a família ou conversa com alguém e até pode fazer entre pais e filhos, como se fazia antigamente na Índia. Vai permitir-lhe não só relaxar, mas também hidratar e promover o crescimento de mais cabelo e purificar o escalpe. Para isso só precisa de Óleo de Argão Unii. Coloca umas gotas nos dedos e massaja o escalpe. Pode aplicar nas zonas onde sinta que tem menos cabelo ou que está mais frágil ou onde o escalpe esteja a descamar, mais sensível ou até com pequenas crostas ou feridas. Depois, é só dormir assim, porque é um óleo muito fácil de ser absorvido pelo escalpe e pelo cabelo. De manhã é só lavar e está pronto.
 
Fazer uma massagem no rosto com um óleo biológico e um Gua Sha: o Gua Sha é um tratamento energético e um método chinês de massagem ancestral que proporciona relaxamento profundo e restaura o brilho e a juventude do rosto. Só precisa de 3 a 4 gotas de um óleo de rosto Addiction, da Absolution, e do Gua Sha. Depois, em 10 minutos, promove uma massagem incrível. Se tiver dúvidas sobre como o fazer veja o nosso vídeo, aqui.
 
Aplicar uma máscara facial e ouvir música: uma das melhores coisas que pode fazer depois de um dia de trabalho é colocar uma das nossas máscaras faciais (por exemplo, a Máscara Hidratante, da Absolution) e relaxar ao som de uma música que goste.
 
Massajar os pés com Manteiga de Karité: vai permitir-lhe não só relaxar, mas também melhorar a circulação sanguínea. A nossa Manteiga de Karité Unii é rica em ácido oleico e vitaminas A e E, proporcionando uma suavidade imediata à sua pele. A massagem aos pés atua como reflexologia promovendo um relaxamento interno também.
 
Pulverizar o ar e a almofada com um spray de almofada: vai ajudá-lo(a) a acalmar-se e a relaxar, depois de um dia agitado. Basta segurar o nosso Spray de Almofada – Erva-Príncipe e Cedro, da The Handmade Soap, a cerca de 60 cm da almofada e pulverize apenas uma vez, 30 minutos antes de dormir. Pode também pulverizar todos os espaços, onde deseje um ambiente mais calmo (efeito promovido pelos óleos essenciais existentes no spray).
 
Fazer esfoliação: para ativar a circulação, descontrair os músculos e permitir um relaxamento mais profundo. A ILA e a Unii têm um excelente esfoliante corporal para quando está cansado e sem energia. Só tem de esfregar uma quantia equivalente a uma colher de sopa de esfoliante na pele húmida, com movimentos circulares ascendentes e, de seguida, repousar num banho quente durante vinte minutos. Este esfoliante também pode ser usado antes do banho, nos pés, para aliviar o cansaço.