PORTES GRÁTIS E OFERTA DE 3 AMOSTRAS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | Menopausa

Menopausa

São muitas as dúvidas e receios nas mulheres quando se fala da Menopausa: quais são os sintomas? Como sei se já estou na menopausa?

São muitas as dúvidas e receios nas mulheres quando se fala da Menopausa: quais são os sintomas? Como sei se já estou na menopausa? O que devo mudar na minha vida quando entro na menopausa? Como me devo preparar para a menopausa? Existe uma “pré menopausa”? Posso ter a menopausa aos 40 anos? E aos 60?

É importante começarmos por relembrar que cada mulher é única e pode ter efeitos e sensações completamente diferentes das amigas ou familiares.

 

 

Mas afinal o que é a menopausa?

A menopausa é a ausência de menstruação durante 12 meses seguidos efeito de uma mudança nossas hormonas, mas não invalida que a mulher não deva dirigir-se ao médico que a acompanha para realizar análises de forma a ter garantia absoluta de que está na menopausa e não que a ausência de menstruação ou irregularidade seja por outras razões.

Desde que estamos na barriga das nossas mães que temos óvulos, quando nascemos temos cerca de 2 milhões e ao longo da nossa vida vamos perdendo até que chegamos à menopausa. Pelo que é bom termos claro que não ganhamos óvulos ao longo dos anos, exatamente o contrário, perdemos.

 

Mas como sabemos se estamos a entrar na menopausa? E quais os sintomas?

A media de idade para se entrar na menopausa está nos 48 anos, sim é verdade, existe uma janela de quase 20 anos em que as mulheres podem entrar na menopausa e seja considerado normal.

 

O período de pré menopausa pode acontecer até 4/5 anos e podem ter sintomas como calores, afrontamentos, insónias, menstruação irregular, cansaço, alterações de humor, menor qualidade de sono, secura vaginal ou até queda de cabelo, mas uma vez mais, nem todas as mulheres têm os mesmos sintomas. Inclusive, há mulheres que podem chegar a ter mais fluxo menstrual do que o normal. Típico e frequente é a sensação de calor e secura e alterações de humor.

 

 

E como podemos prevenir ou atenuar os sintomas?

 

  1. A prática de exercício físico é importante ao longo de toda a nossa vida, mantermos o corpo ativo regularmente é um dos truques fundamentais para atenuar os sintomas da menopausa pois promove a libertação de endorfinas no sangue dando uma sensação de prazer e bem-estar tanto físico como emocional. Ajuda a atenuar as alterações de humor, ajuda a dormir mais profundamente. Se não faz exercício físico regularmente está na hora de começar. Importante é ser frequente e regular.
  2. Escolher os alimentos certos: consumir alimentos que contenham fitoestrogénios (sementes de linhaça, sésamo e girassol, tofu, grão de bico, alho, alfafa, ameixas secas e amêndoas, pistácios e avelãs), vitamina C (kiwi, laranja, papaia, melão, tangerina), vitamina E (amendoim, nozes, manga, abacate), Omega 3 (nozes, sementes de linhaça e chia, para além de óleos de peixe), cálcio (amêndoas, sementes de sésamo, algas, agrião, brócolos e vegetais verdes), vitamina D (cogumelos, óleos de peixe e marisco), fibras (abóbora, aveia, feijão, grão de bico, arroz, massa), triptofano (banana, nozes, castanhas e amêndoas),
  3. Beber bastante água – todos nós sabemos que é bastante importante estarmos hidratados e com a chegada da menopausa a nossa pele, cabelo e muscosas ficam mais secos e mais finos. É importante beber água, chás de ervas, sopas de forma a garantir que a água consegue mesmo ser absorvida pelo organismo.
  4. Remover o stress e a ansiedade da nossa vida. Usar técnicas e estratégias que nos ajudem a eliminar ou atenuar estas situações na nossa vida. Desde pintura, dança, canto, atividade desportiva, passeios à beira-mar, jardinagem, contacto com a natureza, passeios na floresta. Qualquer atividade que ajude é bem-vinda! Um psicólogo ou um coach também podem ajudar. Usar óleos essenciais em difusores ajudam a acalmar e a tornar os ambientes mais calmos: como o óleo essencial de Gerânio (tem uma ação adstringente, tonificante e reafirmante), o óleo essencial de YIang YIang (bastante útil no combate ao stress e ansiedade e ajuda a equilibrar a mente e o corpo e ativa a energia feminina), ou ainda o óleo essencial de alfazema, calmante da mente por excelência.
  5. Promover a calma e o relaxamento do corpo com banhos de imersão, esfoliantes, esfregar o corpo com uma escova seca ou até com uma toalha húmida, compressas de gengibre na zona dos rins, escalda pés. Promove a circulação sanguínea, a estabilização da temperatura corporal e a promoção da descida do calor para todo o corpo dando uma sensação de arrefecimento.
  6. Fazer banhos frios, diminui a inflamação e promove a circulação sanguínea, para além de diminuir a desidratação da pele e do cabelo.
  7. Evitar a inflamação na nossa vida, café, álcool, tabaco, poluição, açúcar, lácteos e farinhas de trigo processadas, todo o tipo de alimentos processados. O aumento da inflamação agrava os sintomas da menopausa.
  8. Quanto mais natural for a nossa vida, desde o contacto com a natureza até à forma natural de nos alimentarmos menores e menos intensos vão ser os sintomas associados à menopausa. Alguns estudos têm demonstrado estes factos ao nos apresentarem populações com baixos índices de sintomas de menopausa associados a estes padrões de vida mais simples e naturais.

 

Apesar de tudo isso podemos ajudar a pele a não sofrer tanto durante este período, com nutrição em óleo e cremes com todos os nutrientes necessários à recuperação da pele.

 

 

Quais os produtos que aconselhamos para a menopausa?

 

No que toca a hidratação a EKIA apresenta diversos produtos consoante as necessidades e idades:

 

O primeiro passo é a limpeza e tonificação, e como tónico a EKIA apresenta o:

 

EKIA TÓNICO REGENERADOR – O primeiro cuidado anti-envelhecimento, o tónico regenerador EKIA é perfeito, pois não só remove a maquilhagem, como também nutre a pele com um cocktail de verdadeiros ingredientes ativos regeneradores. 

 

 

De seguida, devemos aplicar um sérum em que a EKIA tem duas sugestões, uma vez mais, consoante as necessidades:

 

EKIA SÉRUM FIRMEZA – Este gel tensor biológico é fresco e de agradável aplicação e tem uma ação lifting na pele suavizando as pequenas linhas e rugas imediatamente. Completamente preenchida, a sua pele fica mais firme, tonificada e o seu rosto mais definido.

 

ou

 

EKIA – SÉRUM HIDRATANTE COM DUPLA FÓRMULA – Sérum excecional composto por duas fórmulas e texturas diferentes, armazenados em compartimentos separados para melhor proteger as propriedades de cada um. De um lado, um complexo de 3 ácidos hialurónico. Do outro, uma emulsão fluida com um complexo de ativos para um verdadeiro banho de hidratação. 

 

 

Por último, consoante o tipo de pele e idade, devemos aplicar um bom hidratante:

 

EKIA Creme anti idade inicial (para peles até aos 45 anos) – Um verdadeiro cuidado anti-envelhecimento com certificado biológico: regenera a pele, estimula o seu processo de renovação e nutre profundamente para restaurar a sua vitalidade natural.

 

ou

 

EKIA Creme anti idade intenso (para peles até aos 55 anos) – Um verdadeiro e completo cuidado anti-envelhecimento com certificado biológico: regenera a pele, estimula o seu processo de renovação e nutre profundamente para restaurar a sua vitalidade natural.

 

ou

 

EKIA Creme anti idade extremo (para peles depois dos 60) – Um verdadeiro e completo cuidado anti-envelhecimento com certificado biológico: regenera a pele, estimula o seu processo de renovação e nutre profundamente para restaurar a sua vitalidade natural.