São muitas as dúvidas e receios nas mulheres quando se fala da Menopausa: quais são os sintomas? Como sei se já estou na menopausa?
São muitas as dúvidas e receios nas mulheres quando se fala da Menopausa: quais são os sintomas? Como sei se já estou na menopausa? O que devo mudar na minha vida quando entro na menopausa? Como me devo preparar para a menopausa? Existe uma “pré menopausa”? Posso ter a menopausa aos 40 anos? E aos 60?
É importante começarmos por relembrar que cada mulher é única e pode ter efeitos e sensações completamente diferentes das amigas ou familiares.
A menopausa é a ausência de menstruação durante 12 meses seguidos efeito de uma mudança nossas hormonas, mas não invalida que a mulher não deva dirigir-se ao médico que a acompanha para realizar análises de forma a ter garantia absoluta de que está na menopausa e não que a ausência de menstruação ou irregularidade seja por outras razões.
Desde que estamos na barriga das nossas mães que temos óvulos, quando nascemos temos cerca de 2 milhões e ao longo da nossa vida vamos perdendo até que chegamos à menopausa. Pelo que é bom termos claro que não ganhamos óvulos ao longo dos anos, exatamente o contrário, perdemos.
Mas como sabemos se estamos a entrar na menopausa? E quais os sintomas?
A media de idade para se entrar na menopausa está nos 48 anos, sim é verdade, existe uma janela de quase 20 anos em que as mulheres podem entrar na menopausa e seja considerado normal.
O período de pré menopausa pode acontecer até 4/5 anos e podem ter sintomas como calores, afrontamentos, insónias, menstruação irregular, cansaço, alterações de humor, menor qualidade de sono, secura vaginal ou até queda de cabelo, mas uma vez mais, nem todas as mulheres têm os mesmos sintomas. Inclusive, há mulheres que podem chegar a ter mais fluxo menstrual do que o normal. Típico e frequente é a sensação de calor e secura e alterações de humor.
Apesar de tudo isso podemos ajudar a pele a não sofrer tanto durante este período, com nutrição em óleo e cremes com todos os nutrientes necessários à recuperação da pele.
O primeiro passo é a limpeza e tonificação, e como tónico a EKIA apresenta o:
–EKIA TÓNICO REGENERADOR – O primeiro cuidado anti-envelhecimento, o tónico regenerador EKIA é perfeito, pois não só remove a maquilhagem, como também nutre a pele com um cocktail de verdadeiros ingredientes ativos regeneradores.
De seguida, devemos aplicar um sérum em que a EKIA tem duas sugestões, uma vez mais, consoante as necessidades:
–EKIA SÉRUM FIRMEZA – Este gel tensor biológico é fresco e de agradável aplicação e tem uma ação lifting na pele suavizando as pequenas linhas e rugas imediatamente. Completamente preenchida, a sua pele fica mais firme, tonificada e o seu rosto mais definido.
ou
–EKIA – SÉRUM HIDRATANTE COM DUPLA FÓRMULA – Sérum excecional composto por duas fórmulas e texturas diferentes, armazenados em compartimentos separados para melhor proteger as propriedades de cada um. De um lado, um complexo de 3 ácidos hialurónico. Do outro, uma emulsão fluida com um complexo de ativos para um verdadeiro banho de hidratação.
–EKIA Creme anti idade inicial (para peles até aos 45 anos) – Um verdadeiro cuidado anti-envelhecimento com certificado biológico: regenera a pele, estimula o seu processo de renovação e nutre profundamente para restaurar a sua vitalidade natural.
ou
–EKIA Creme anti idade intenso (para peles até aos 55 anos) – Um verdadeiro e completo cuidado anti-envelhecimento com certificado biológico: regenera a pele, estimula o seu processo de renovação e nutre profundamente para restaurar a sua vitalidade natural.
ou
–EKIA Creme anti idade extremo (para peles depois dos 60) – Um verdadeiro e completo cuidado anti-envelhecimento com certificado biológico: regenera a pele, estimula o seu processo de renovação e nutre profundamente para restaurar a sua vitalidade natural.