Meditação e Yoga: Estilo de Vida mais Saudável - Organii – Cosmética BiológicaMeditação e Yoga: Estilo de Vida mais Saudável - Organii – Cosmética Biológica

PORTES GRATIS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€ PARA PORTUGAL

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | Meditação e Yoga: Estilo de Vida mais Saudável

Meditação e Yoga: Estilo de Vida mais Saudável

MEDITAÇÃO E YOGA

 

A Meditação e o Yoga não são ferramentas ou disciplinas modernas descobertas agora pelo mundo ocidental, são sim, pilares de uma filosofia milenar que se espalhou entre culturas e povos de todo o mundo, principalmente na cultura indiana.
Descubra mais aqui sobre a Meditação e o Yoga para sustentar um Estilo de Vida mais Saudável.

 

A meditação, palavra com origem no latim meditar (olhar para dentro e alhear-nos dos estímulos externos), é considerada muitas vezes um veículo para acalmar a mente, atingir estados de reflexão e desacelerar numa sociedade em constante agitação. No entanto, quando aprofundamos o real objetivo desta disciplina ancestral, percebemos que vai muito além do simples ato de pensar. A meditação é um conjunto de técnicas que permitem chegar a um maior auto-conhecimento, a um maior entendimento de si próprio. Através da concentração e da respiração conseguimos educar a mente, pensamentos, palavras, emoções e atos, bem como aceitá-los numa atitude de compaixão com o nosso Eu.

 

O processo de meditação pode ser guiado ou em silêncio, de olhos abertos, semi-cerrados ou fechados. Mas existe um conjunto de aspetos importantes para quem inicia uma prática de meditação, nomeadamente escolher um local da casa ou na natureza calmo, sentar numa posição confortável, fechar os olhos e trazer a atenção para a sua respiração de forma a ignorar os pensamentos que possam surgir. Existem inúmeras técnicas de meditação que podem recorrer apenas à respiração e atenção plena, a mantras, meditações guiadas, mindfullness, entre outras.

 

O Yoga é igualmente uma filosofia de vida com milhares de anos. Considerada por muitos como uma ciência, acredita-se que teve origem no Vale do Hindu, onde hoje é o Paquistão, na região Punjab. O Yoga é uma via de desenvolvimento do corpo, mente e espírito através do equilíbrio e da plenitude entre o corpo/matéria e os campos mais sutis.

Através do Yoga, o praticante pretende chegar a um estado mais elevado de consciência de quem é e de tudo aquilo que o rodeia, numa atitude de contentamento por ter nascido e pela oportunidade de estar vivo, o santosha. O Yoga não é só a prática física de asanas, como muitas vezes é visto no ocidente.

 

Patanjali, filósofo estudioso do Yoga do séc. VI a.C, descreve na obra “Yoga-Sutras”, um dos mais importantes textos sobre o Yoga, os oito passos para se chegar à iluminação, ou seja, um estado elevado de consciência:

  • Yamas ( disciplina externa): São cinco atitudes éticas que devemos adotar com o outro, com a natureza e connosco próprios (Ahimsa: não violência ; Satya: não mentir ; Asteya: Não roubar; Brahmacharya: não exagerar; Aparigraha: desapego)
  • Nyamas (disciplina interna): São princípios que devemos cultivar em nós (saucha: prática de purificação física e mental; santosha: prática do contentamento e desapego; tapas: prática da autodisciplina e resiliência; swadhyana: estudo de si mesmo e auto-conhecimento; pranidhana: devoção, união com o Divino)
  • Asanas : Prática física de posturas
  • Pranayama: Controle da respiração, da energia vital (Prana). As técnicas de pranayama fortalecem o sistema respiratório, potenciam a concentração, relaxamento e estado de maior consciência.
  • Pratyahara: Controle dos sentidos e estabilidade da mente.
  • Dharana: Concentração num ponto
  • Dhyana: Meditação.
  • Samadhi: Estado de consciência elevada e plenitude

 

ESCOLAS E CENTROS DE YOGA

 

Yoga Lisboa Sivananda

Os Sivananda Yoga Vedanta Centers, ensinam yoga clássico no Ocidente desde 1957.
O Centro de Yoga Sivananda foi fundado por Swami Vishnu Devananda, discipulo de Swami Shivananda Saraswati que o enviou para o ocidente para promover esta escola e corrente de hatha yoga. Esta escola oferece aulas de yoga em grupo e meditação, com muitos exercícios completos de respiração. Podem escolher entre aulas para adultos, séniores e grávidas. Localiza-se na Av. Almirante Reis, 238ª, 1000-056 Lisboa.

 

Associação de Yoga Integral de Portugal

Esta é uma associação cuja prática é composta por uma selecção de técnicas provenientes de vários métodos e estilos de yoga, tais como: Hatha Yoga, Raja Yoga, Karma Yoga, Tantra Yoga, Mantra Yoga, etc e Yogaterapia.
Membro da Federação Internacional de Yoga e Membro da Aliança Europeia de Yoga, esta associação dedica-se não só à prática da meditação e do yoga, mas também ao seu estudo, uma vez que ministra cursos de professores e mestres de yoga. Situa-se na Av. de Madrid, n.º 28, 1.º Dto.,1000-196 Lisboa.

 

Iyengar Yoga, no Brahmi Wellness

Neste espaço de inspiração oriental, são leccionadas aulas de Iyengar Yoga, bem como meditação e outros estilos de yoga.
O Iyengar Yoga, foi criado pelo BKS Iyengar, e é um estilo de Hatha Yoga que privilegia o detalhe, precisão e alinhamento nas posturas de yoga, bem como o controle da respiração (pranayama), com o objetivo de adquirir maior força, flexibilidade e estabilidade à medida que a prática progride. Recorre muito a acessórios para ajudar os alunos durante a prática. Encontra-se na Av. dos Plátanos, nº 51, Loja C, Jardins da Parede, 2775-352, Parede.