Portes Grátis em compras superiores a 40€

Limpeza de pele: qual a importância e como fazer

 

Limpeza da pele: qual a importância e como fazer?

Todos nós desejamos ter uma pele saudável e radiante. No entanto, muitas vezes negligenciamos uma etapa crucial em nossa rotina de cuidados com a pele – a limpeza adequada. Neste artigo, vamos explorar a importância da limpeza da pele natural e como ela pode contribuir para a manutenção da saúde da sua pele.

 

 

Porque devemos limpar a pele? 5 motivos para quere incluir este passo na sua rotina:

  1. Remoção de Impurezas. A nossa pele está constantemente exposta a poluentes ambientais, pó, poluição suor e resíduos de produtos de beleza. A limpeza regular ajuda a remover essas impurezas, evitando que se acumulem nos poros. Isso reduz o risco de obstrução dos poros, acne e outros problemas de pele.
  2. Prevenção do Envelhecimento Prematuro. A exposição diária a agentes externos, como a luz solar e a poluição, pode acelerar o envelhecimento da pele. A limpeza da pele ajuda a eliminar os radicais livres que causam danos celulares, retardando assim o processo de envelhecimento e mantendo a pele com uma aparência jovem.
  3. Estímulo à Renovação Celular. A limpeza da pele também estimula a renovação celular. Isso significa que as células mortas são removidas da superfície da pele, permitindo que as células novas e saudáveis ​​sejam expostas. Isso resulta em uma pele mais suave e brilhante.
  4. Melhoria da Absorção de Produtos de Cuidados com a Pele. Ao limpar a pele, estamos a remover impurezas e qualquer barreira que possa impedir a absorção eficaz dos seus produtos de cuidados com a pele, como hidratantes e séruns. Isso significa que esses produtos podem penetrar mais profundamente na pele, proporcionando melhores resultados. Daí a limpeza ser um passo fundamental na preparação da pele.
  5. Prevenção de Problemas de Pele. A limpeza adequada da pele é essencial para prevenir problemas de pele, como acne, borbulhas ou pontos negros. Ao manter os poros limpos, reduzimos a probabilidade de inflamações e infeções cutâneas. Assim a limpeza da pele não deve ser vista não como mais uma tarefa a pesar na nossa rotina, mas sim como um investimento na saúde e longevidade da sua pele. E portanto vale a pena dedicar algum tempo a esta etapa fundamental da nossa rotina de beleza.

Convencida? Então por onde começamos? Como, quando e com que produtos devo iniciar a minha rotina de limpeza é o que vamos explicar de seguida.

A rotina de limpeza, como qualquer outra, deve ser customizada às características da nossa pele e ao nosso estilo de vida. Quanto mais agradável e fácil for para si, maior a probabilidade de a colocar em prática de forma consistente. E essa é mesmo a chave, a limpeza tem que ser efetuada com consistência. Devemos efetuar a limpeza na rotina diária, de manhã e à noite, sempre que fazemos exercício ou tomamos banho devemos usar um produto adequado para a limpeza do rosto, devemos efetuar entre 2-3 vezes por semana uma limpeza mais profunda e idealmente uma vez por mês, devemos fazer uma limpeza pele profissional com produtos naturais e biológicos. Mas atenção, sem excessos; efectuar uma limpeza adequada não é sinonimo de lavar o rosto excessivamente, nem limpeza profunda de produtos agressivos para a pele. É importante moderação e adequarmos os produtos e processos de limpeza ao nosso tipo de pele, para não retirarmos a nossa hidratação natural nem interferirmos no seu equilíbrio, daí também a importância da escolha de produtos verdadeiramente naturais que suportem as funções vitais da pele.

Limpeza diária:

Devemos limpar o rosto duas vezes por dia, de manhã e à noite, como parte da sua rotina de cuidados com a pele. Se não tema ainda nenhuma rotina de limpeza, esta é sem dúvida a rotina base por onde deve começar. Pela manhã, a limpeza ajuda a remover o excesso de oleosidade e toxinas expelidas durante a noite e prepara a pele para a aplicação do tratamento de dia fundamental para proteger da pele da agressão externa (sol, vento, poluição). À noite, a limpeza remove maquilhagem e impurezas acumuladas durante o dia, permitindo que a pele respire e se regenere durante o sono.

Como efetuar a limpeza diária: escolha um produto adequado ao seu tipo e condição de pele, aplique numa toalhita reutilizável ou diretamente no rosto (normalmente húmido) e remova com movimentos suaves.

Qual o produto certo para a minha limpeza diária: na Organii encontra uma grande variedade de produtos de limpeza para efetuar a limpeza diária, desde sabonetes neutros, géis, leites, águas micelares, balsamos ou óleos, para se adequarem às necessidades e gosto de cada pessoa. Para escolher o produto ideal para si é necessário perceber se prefere uma limpeza com remoção com água ou não e se a sua pele consegue tolerar a agressão da água ou se esta lhe pode causar mais desconforto ou irritação (caso pele madura com secura, pele irritada ou inflamada), importa também ter em conta se usa maquilhagem para escolher um produto capaz de efetuar a sua remoção.

Os sabonetes, geís e espumas: O que caracteriza estes produtos de limpeza é por normal devem ser aplicados eque ser obrigatoriamente removidos com água. Normalmente as peles mistas ou com tendência a oleosidade tendem a preferir esta opção porque confere maior sensação de limpeza na pele. São também boas opções para ter no duche, para efetuar uma limpeza do rosto com produto adequado e que proteja a delicada pele do rosto da agressão da água. Como a água altera o pH da pele, estas limpezas não são as ideais para pele muito seca, sensível, irritada, inflamada.

Nossos best sellers: gel de limpeza purificante Absolution, espuma de purificação da mádara, Cast away gel de limpeza facial

Leites, óleos e balsamos de limpeza: estes produtos de limpeza podem ou não ser removidos com água. Normalmente são mais suaves e por isso preferidos por peles mais secas ou maduras, e em especial os leites por quem usa maquilhagem. Os óleos e os bálsamos são as melhores opções para pele madura ou sensibilizada porque conseguem dissolver as impurezas e maquilhagem sem necessidade de esfregar minimizando a agressão.

Nossos best seller: balsamo celeste Absolution, Leite limpeza suave Ekia, Leite limpeza Dr.Hauschka, totally balmy Voya, óleo de argão Unii

 

Removedor maquilhagem:

É importante remover completamente a maquilhagem antes de dormir para evitar obstrução dos poros e a acumulação de impurezas na pele. Podemos usar um removedor específico (removedor de maquilhagem Mádara), particularmente recomendado para quem usa uma maquilhagem mais completa ou usa produtos de maquilhagem sintéticos, ou selecionar um leite de limpeza formulado também para a remoção da maquilhagem (leite limpeza Mádara, leite de limpeza Dr. Hauschka). O produto adequado ao tipo de maquilhagem que usamos vai permitir que a remoção seja feita de forma suave, sem esfregar, nem agredir o rosto. Depois de desmaquilhar devemos proceder à limpeza facial.

 

Esponjas Limpeza Facial Konjac:

Desenvolvida a partir da raiz de uma planta a Esponja Konjac é 100% natural e produzida com fibras vegetais, sem aditivos sintéticos. Originalmente criada para a pele delicada dos bebés, esta esponja suave pode ser usada por qualquer tipo de pele, incluído pele sensível. Promove uma limpeza profunda ou mesmo tempo que estimula a circulação sanguínea e consequentemente a renovação celular; fazem uma esfoliação muito suave e podem ser usadas diariamente com ou sem o seu produto de limpeza. Pessoalmente gosto de usar depois da limpeza e recomendo vivamente para pessoas com pele mista a oleosa, com poros mais dilatados, porque o efeito na redução de impurezas e pontos negros e notório em menos de uma semana.

Além da esponja original, existem esponjas com ativos e argilas mais direcionadas aos vários tipos de pele. A de carvão ativado para peles mais oleosas e acneicas, a de argila vermelha para peles mais sensíveis e maduras e a de argila verde para peles mistas. Descubra a nossa gama completa aqui.

 

Limpeza Profunda

Uma limpeza mais profunda, com esfoliação, máscara ou uma combinação de ambos, deve ser efetuada pelo menos uma vez por semana, podendo ser a frequência aumentada até 2-3 vezes especialmente nas peles mais oleosas com mais impurezas. Este procedimento não só contribui para uma melhor textura e pele radiante como é vital para manter a pele equilibrada e saudável. No geral este procedimento ajuda na remoção de células mortas da camada superficial da pele, melhorando a textura e estimulando o processo natural de renovação celular. Consegue eliminar desobstruir os poros em maior profundidade prevenindo o aparecimento de pontos negros ou brancos de acumulação de gordura. A própria massajem efetuada na esfoliação estimula a circulação sanguínea e a drenagem linfática, eliminando toxinas e gorduras acumuladas.

No entanto devemos ter alguns cuidados na escolha dos produtos adequados a nós e à nossa condição de pele. A esfoliação é desaconselhada em peles que estejam muito sensíveis, irritadas ou inflamadas (inflamação com acne por exemplo) nestes casos é necessário primeiro apaziguar e equilibrar a pele, e em caso de necessidade de purificar optar por uma máscara de argila suave e adicionar umas gotas de óleo de argão. Também numa pele com muitas borbulhas o esfoliante pode não ser a melhor opção porque pode ajudar a espalhar a infeção, também aqui uma máscara purificante seria a melhor opção para descongestionar a pele.

Em peles maduras convidamos a escolher esfoliantes mais suaves como esfoliante facial Ila ou o Love a scrub da Voya  e máscaras mais equilibradas ou formuladas para peles maduras, que combinam a argila com óleos faciais que equilibram e mantém a hidratação do rosto: máscara facial Ila ou Máscara facial purificante Voya.

 

Outras dicas para manter a pele limpa e descongestionada:

  1. fazer uma vez por mês uma limpeza de pele profissional com uma das nossas especialistas no nosso spa, com esfoliação, máscara, massagem drenante para desintoxicar a pele e promover o seu equilíbrio natural.
  2. Uso do Gua Sha diariamente, a massagem com esta ferramenta de quartzo milenar estimula a pele e a eliminação de toxinas. Saiba mais sobre Gua Sha aqui.
  3. Beber bastante água, a água ajuda a eliminar toxinas do corpo contribuindo para uma pele mais saudável.

 

Tem Duvidas? Nós ajudamos, contacte-nos através do nosso apoio ao cliente para um aconselhamento especializado ou visite uma das nossas lojas. Descubra onde estamos aqui.

Seleccione um ponto de entrega