Portes Grátis em compras superiores a 40€

Maternidade - Gravidez e Pós Parto

Todos os cuidados e rotinas durnate a gravidez e pós-parto para uma maternidade Bio e Saudável

Maternidade – Gravidez e Pós Parto

Na Organii defendemos sempre o cuidado a ter na escolha dos produtos cosméticos mais ainda mais no período da gravidez e amamentação porque uma vez aplicados na pele os ingredientes contidos nos cosméticos podem ser absorvidos na circulação sanguínea e, no caso das mulheres grávidas, alcançar a placenta (o órgão que alimenta o bebé).

3 Cuidados a ter na escolha dos cosméticos na gravidez/amamentação:

  1. Ler sempre o rótulo dos cosméticos antes de os usar mesmo. De modo a garantir que não usa substâncias desadequadas para a gravidez como a cafeína. E aqui não falamos dos parabenos e ftalatos presentes nos vernizes e algumas lacas cabelo, do chumbo e metais pesados em alguns batons e produtos de maquilhagem e capilares fragrâncias sintéticas por químicos mais agressivos frequentemente desaconselhados a grávidas porque a cosmética bio certificada é livres dessas substâncias.

 

  1. Evitar/Reduzir tratamentos de unhas, coloração capilar, peelings abrasivos ou tratamentos evasivos. Se vai fazer algum tratamento beleza, avise sempre o profissional que está grávida e certifique-se de que são usados produtos seguros na gravidez.

 

  1. Pele sensível. Durante a gravidez, é possível que a pele da mulher fique mais sensível a alguns produtos e fragrâncias, que usava habitualmente. Muitas vezes temos de ajustar o tratamento neste período optando por produtos para peles mais reativas, sendo que depois há tendência para ir normalizando depois do parto.

Principais preocupações de pele na Gravidez/Amamentação:

1.Evitar estrias, é uma das preocupações mais comuns na gravidez e que se deve ao enfraquecimento da elasticidade da pele, devido a alterações hormonais, e ao intenso alongamento a que esta vai estar sujeita. Apesar do aparecimento de estrias estar associado também às nossas características genéticas o facto é que se melhorarmos a condição da nossa pele reduzimos o risco de aparecimento. E podemos faze-lo com a aplicação contínua de creme ou óleo na zona da barriga, seios e quadril logo desde o primeiro trimestre da gravidez. O óleo nutre, regenera e dá firmeza à pele, tornando-a macia e mais maleável. Faça massagem durante a aplicação do óleo, creme ou manteiga, para estimular a circulação e a absorção do creme, bálsamo ou óleo.

Numa fase inicial a aplicação de óleo pode ser suficiente, mas normalmente a partir do 3 trimestre, é necessário um reforço de hidratação, complementada com um creme ou manteiga que ajudam a promover a barreira de proteção durante mais tempo. Se sentir secura ou até comichão são sinais de que a hidratação deve ser reforçada de modo a evitar estrias. O uso de esfoliação no corpo ajuda também a remover células mortas e a que haja uma melhor regeneração celular nessas zonas, sendo que no caso dos seios a zona dos mamilos deve ser poupada.

É importante que estes cuidados que se iniciam no início da gravidez se prolonguem no pós parto. É muitas vezes neste período de retração da pele que é bem mais abrupto que este tipo de lesões podem aparecer.

E se aparecerem estrias devo continuar a aplicar? Sim, para evitar o aparecimento de mais e porque quando temos uma estria vermelha, significa que ainda existe circulação sanguínea e ainda conseguimos minimizar ou reverter a estria com a regenação da própria pele. O mesmo não é valido quando a estria já está completamente branca.

 

2. Desidratação no pós parto e amamentação

Desidratação da pele durante a gravidez está relacionada com as alterações que sofre e muitas mulheres sentem, independentemente do tipo de pele especialmente na amamentação. O reforço da quantidade de água ingerida deve ser complementado com produtos no seu cuidado de rosto que que ajudem a reter água, como séruns e máscaras de hidratação.

 

3. Pigmentação/Manchas. Prevenir o melasma, ou seja, o aparecimento de manchas escuras ou um agravamento da  pigamentação no rosto é de facto a melhor estratégia.  Para isso é importante intensificar a proteção diária através de uma alimentação rica em antioxidantes e reforçar a nossa rotina diária também com antioxidantes que ajudam a neutralizar os danos provocados pelo sol e outros agentes. Rotina de dia (limpeza+ tónico + serum + hidratante dia + protetor solar)

# pode optar pelo tónico luminosidade da Absolution, elaborado especificamente para problemas de pigmentação/manchas

#um sérum antioxidante para um boost na sua rotina (colocar algumas gotas depois do tónico ou misturar como o hidratante de dia), pode optar pelo booster luminosidade da Absolution, pelo sérum Luminosidade da Ekia, ou pelo óleo de argão Unii

# colocação do protector solar rosto no final do tratamento depois do hidratante dia;  pode optar por um hidrante de dia com proteção solar , como o Creme protector solar CityCC da Mádaranormalmente mas normalmente o SPF destes hidratantes é relativamente baixo, neste caso concreto é um SPF15 e idealmente recomendamos uma protecção mais elevada como encontra no protetor solar SPF30 rosto Mádara , no protetor solar SPF50 rosto Mádara, ou nos protetores Acorelle de rosto SPF30  e PF50 ou SPF50 com cor. Neste caso sugerimos que o protetor seja aplicado depois do hidrante dia e deve ser reforçada ao longo do dia consuante a nossa exposição ao sol. Para uma exposição muito intensa tem ainda a opção do stick SPF50 Mádara ou do protetor sólido SPF50+ Acorelle.

# rotina de noite optar por um sérum/creme para manchas, que ajude na regeneração da pele como o serum Vitamina C  e creme vitamina C da Mádara, booster luminosidade da Absolution, pelo sérum Luminosidade da Ekia, ou pelo óleo de argão Unii ou pelo óleo de Rosa Mosqueta Unii

 

4. Pernas e pés inchados. Preocupação frequente nomeadamente em mulheres que atravessam os ultimos meses de gravidez nos meses quentes do ano. Sem duvida que o tratamento mais eficaz é uma drenagem de pernas no nosso spa, que produz uma eliminação e alívio imediato. Em casa pode também efectuar banhos frios/quentes nas pernas para estimular a circulação, usar o óleo blooming ou de laranja doce Unii, com propriedades drenantes e o bálsamo de pés Unii.

 

5.Queda Cabelo. É frequente as mamãs recentes queixarem-se da queda acentuada de cabelo, se por um lado é um processo hormonal que deve regularizar e diminuir ao fim de alguns meses, cuidarmos da saúde do nosso escalpe e optarmos por produtos que estimulem o crescimento/fortalecimento dos folículos pode ajudar. Opte por um champô que estimule crescimento, caso necessite um amaciador para cabelos finos. Va sentir uma grande diferença com a aplicação sérum fitonutrientes ou o sérum grow. Faça uma máscara com óleo de ricínio e óleo essencial de alecrim 2 vezes por semana.

 

5 Dicas para o pós-parto:

. Manter rotina de tratamento no corpo e rosto que compense e suporte esta fase exigente para o nosso corpo.

. Escolher produtos verdadeiramente naturais, lembre-se que idealmente o seu bebé deverá estar o mais possível em contacto com a sua pele pelo que tudo o que colocar estará em contacto com ele também.

. Experimente receitas caseiras mais simples e por vezes mais eficazes; como a couve lombarda bio (limpa e arrefecida no frigorifico) conhecida pelas propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar na subida de leite, ou o interior da casca da banana, excelente cicatrizante para mamilos.

. Optar por produtos com fragrâncias neutras ou sem aroma, o nosso próprio cheiro é essencial para o nosso bebé nos primeiros tempos de vida. Lembre-se que o bebé vê apenas manchas, é o cheiro, o som e o toque que o guiam e lhe dão o conforto que necessita.

. Faça uma consulta com uma fisioterapeuta pélvica, aprenda a conhecer o seu pavimento pélvico e como o reabilitar no pós parto é fundamental para prevenir a incontinência urinaria e outras disfuncionalidades no futuro.

Seleccione um ponto de entrega