Com a chegada do frio, nada melhor do que uma bebida quente para nos aquecer o corpo e reconfortar a alma. O Golden Milk , ou leite dourado em português, é uma bebida há muito utilizada na medicina Ayurveda, originária da Índia.
Esta resulta da mistura de várias especiarias, destacando-se a cúrcuma, um ingrediente que possuí propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antivirais, antifúngicas e antibacterianas devido ao seu composto químico curcumina. Para melhorar a sua potência e biodisponibilidade utiliza-se a pimenta-preta rica em nutrientes.
Outras especiarias presentes são a canela com as suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas e antidiabéticas, e o gengibre conhecido como um excelente anti-inflamatório, rico em antioxidantes e forte capacidade de combater infecções antibacterianas.
Opcionalmente pode acrescentar-se outros ingredientes como o cardamomo, raiz de alcaçuz ou anis, cada um com as suas particularidades e efeitos.
Podemos concluir que esta bebida além de nutritiva, apresenta diversos benefícios para sua saúde, entre eles auxiliar o corpo no combate ao stress e outras causas que comprometam o seu sistema imunitário, contribuir para a memória, digestão e transmitir uma incrível sensação de bem-estar.
Existem inúmeras receitas do golden milk mas esta é a nossa sugestão:
- 250 ml da bebida vegetal que preferir
- 1 colher de chá de cúrcuma em pó
- 1 ou 2 paus de canela
- 1 pitada pimenta preta
- 1 estrela de anis (opcional)
- Gengibre fresco ralado q.b
- Cardamomo em pó q.b
Num tacho coloque a bebida vegetal e os restantes ingredientes. Deixe cozinhar durante alguns minutos em lume brando e vá mexendo sempre que puder. Quando levantar uma fervura desligue o lume. Por fim deve coar o líquido com um passador e servir.