Entrevista Tâmara Castelo | Organii – Cosmética BiológicaEntrevista Tâmara Castelo | Organii – Cosmética Biológica

PORTES GRATIS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€ PARA PORTUGAL

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | Entrevista Tâmara Castelo

Entrevista Tâmara Castelo - Ano Novo Chinês

Com o Ano Novo Chinês, o nosso entusiasmo chegou mais longe e decidimos entrevistar Tâmara Castelo, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, para nos explicar em que consiste a MTC e quais os seus benefícios para o nosso bem-estar.

Com o Ano Novo Chinês, o nosso entusiasmo chegou mais longe de decidimos entrevistar Tâmara Castelo, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, para nos explicar em que consiste a MTC e quais os seus benefícios para o nosso bem-estar.

 

“O meu nome é Tâmara Castelo e sou especialista em Medicina Tradicional Chinesa, sou Directora Clínica da Clínica Tâmara Castelo onde a prática da Medicina Chinesa é o pilar.”

 

Organii: O que é a Medicina Chinesa?

Tâmara Castelo: A medicina tradicional chinesa (MTC),  é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional usadas na China e desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história.

É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental contando já com 2300 anos de existência, utiliza ferramentas como a nutrição e dietética, a acupuntura e a fitoterapia para conseguir óptimos resultados no tratamento de várias patologias.

A medicina tradicional chinesa é um sistema de medicina completo, integrado e aberto. Ele está enraizado em conceitos filosóficos básicos, comprovados por séculos de observação e prática, e sujeito a reavaliação contínua pela análise e metodologia científica moderna. A China antiga e imperial desenvolveu conceitos-chave como Yin, Yang e Qi, e aplicou-os à fisiologia e função humanas e em tratamentos práticos, comprovados empiricamente.

É um sistema de tratamento internamente consistente, coerente e prático, já com muita pesquisa e evidência cientifica como por exemplo no caso da acupuntura. Esta tem várias funções já comprovadas:

  • A acupuntura liberta neurotransmissores como endorfinas, serotonina e noradrenalina.
  • A acupuntura estimula o sistema nervoso a liberar hormonas adrenocorticotrópicas (ACTH)
  • A acupuntura promove vasodilatação e aumenta o fluxo sanguíneo.
  • Os pontos de acupuntura contêm resistência elétrica drasticamente reduzida, em comparação com a pele que se encontra ao redor.

Com isto conseguimos explicar porque é que a acupuntura alivia a dor, combate a inflamação e ajuda a equilibrar muitas outras condições.

 

O: O que é dietética na MTC?

TC: A dietética que é a minha área preferida, é incrível na MTC! Todos os alimentos são classificados segundo a sua função no interior o organismo o que nos permite uma abordagem individualizada e altamente subjectiva para cada pessoa.

Na Medicina Tradicional Chinesa os alimentos são divididos em 5 essências: gelado, frio, neutro, morno e quente. (É importante referir que a essência do alimento não é determinada por sua temperatura momentânea, mas sim pelos efeitos que tem corpo após o seu consumo).

 

O: E a Fitoterapia?

TC: A Fitoterapia é uma das ferramentas da Medicina Tradicional Chinesa onde os ingredientes de cada fórmula (conjunto de plantas) são combinados em proporções que promovem os efeitos desejados da medicação e inibem os efeitos secundários.

O conhecimento destas combinações e proporções que dão origem às fórmulas de fitoterapia  é fruto de milhares de anos de uso tradicional e de experiência.

 

O: Numa Consulta de Medicina Chinesa o que acontece?

TC: É feito um diagnóstico por meio de uma conversa completa onde se aborda a história do paciente e as suas queixas, pela observação da língua e do pulso.

Depois podemos partir para uma abordagem com a acupuntura e depois dietética e/ou fitoterapia, ou directamente para a dietética e/ou a fitoterapia.

Espero que fique esclarecido e que experimente uma sessão!