Com o Ano Novo Chinês, o nosso entusiasmo chegou mais longe e decidimos entrevistar Tâmara Castelo, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, para nos explicar em que consiste a MTC e quais os seus benefícios para o nosso bem-estar.
Com o Ano Novo Chinês, o nosso entusiasmo chegou mais longe de decidimos entrevistar Tâmara Castelo, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, para nos explicar em que consiste a MTC e quais os seus benefícios para o nosso bem-estar.
Organii: O que é a Medicina Chinesa?
Tâmara Castelo: A medicina tradicional chinesa (MTC), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional usadas na China e desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história.
É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental contando já com 2300 anos de existência, utiliza ferramentas como a nutrição e dietética, a acupuntura e a fitoterapia para conseguir óptimos resultados no tratamento de várias patologias.
A medicina tradicional chinesa é um sistema de medicina completo, integrado e aberto. Ele está enraizado em conceitos filosóficos básicos, comprovados por séculos de observação e prática, e sujeito a reavaliação contínua pela análise e metodologia científica moderna. A China antiga e imperial desenvolveu conceitos-chave como Yin, Yang e Qi, e aplicou-os à fisiologia e função humanas e em tratamentos práticos, comprovados empiricamente.
É um sistema de tratamento internamente consistente, coerente e prático, já com muita pesquisa e evidência cientifica como por exemplo no caso da acupuntura. Esta tem várias funções já comprovadas:
Com isto conseguimos explicar porque é que a acupuntura alivia a dor, combate a inflamação e ajuda a equilibrar muitas outras condições.
O: O que é dietética na MTC?
TC: A dietética que é a minha área preferida, é incrível na MTC! Todos os alimentos são classificados segundo a sua função no interior o organismo o que nos permite uma abordagem individualizada e altamente subjectiva para cada pessoa.
Na Medicina Tradicional Chinesa os alimentos são divididos em 5 essências: gelado, frio, neutro, morno e quente. (É importante referir que a essência do alimento não é determinada por sua temperatura momentânea, mas sim pelos efeitos que tem corpo após o seu consumo).
O: E a Fitoterapia?
TC: A Fitoterapia é uma das ferramentas da Medicina Tradicional Chinesa onde os ingredientes de cada fórmula (conjunto de plantas) são combinados em proporções que promovem os efeitos desejados da medicação e inibem os efeitos secundários.
O conhecimento destas combinações e proporções que dão origem às fórmulas de fitoterapia é fruto de milhares de anos de uso tradicional e de experiência.
O: Numa Consulta de Medicina Chinesa o que acontece?
TC: É feito um diagnóstico por meio de uma conversa completa onde se aborda a história do paciente e as suas queixas, pela observação da língua e do pulso.
Depois podemos partir para uma abordagem com a acupuntura e depois dietética e/ou fitoterapia, ou directamente para a dietética e/ou a fitoterapia.
Espero que fique esclarecido e que experimente uma sessão!