Entrevista ao Therapist | Organii – Cosmética BiológicaEntrevista ao Therapist | Organii – Cosmética Biológica

Pedimos a sua compreensão pelos atrasos
nas expedições das encomendas.

Junte-se à

subscreva a nossa Newsletter e receba 5€ na sua primeira encomenda!*

*válido em compras online superiores a 50€. Não acumulável com outras campanhas.

ORGANII | BIO BLOG | Entrevista ao Therapist

ENTREVISTA AO THERAPIST

Estivemos à conversa com a Joana Teixeira, fundadora do Therapist, um conceito inovador e inspirador em Portugal que resulta numa fusão de restaurante terapêutico, com espaço de bem-estar, clínica e escola.

 

entrevista ao therapistORGANII: COMO SURGIU A IDEIA DESTE CONCEITO DE RESTAURANTE TERAPÊUTICO, COM CLÍNICA E ESCOLA?

THERAPIST: A ideia do Therapist surgiu da minha experiência pessoal. Há 10 anos atrás eu tive um problema de pele para o qual fiz inúmeros tratamentos, consultas dermatológicas e medicamentos durante cerca de 2 anos, sem que nada resolvesse o meu problema. Acabei por procurar uma solução nas terapêuticas não convencionais e foi na medicina chinesa que encontrei uma cura para a minha condição. Alterei drasticamente a forma como comia e como vivia, fiz fitoterapia e tratamentos de acupuntura regulares e em poucos meses estava completamente curada. Percebi então que não conhecia nenhum espaço que aliasse as três áreas que foram fundamentais para o meu processo de cura: A alimentação, as terapias e o conhecimento. Foi aí que a primeira ideia do que viria a ser o Therapist nasceu.

 

O: ESTE FOI ENTÃO O MOMENTO DE VIRAGEM NAS VOSSAS VIDAS?

T: Completamente! O momento em que recebi o diagnóstico feito pela medicina chinesa e me foi prescrita uma mudança alimentar para curar o meu problema dermatológico.

 

O: QUAIS OS INGREDIENTES FUNDAMENTAIS PARA UMA COZINHA TERAPÊUTICA?

T: Depende do objectivo terapêutico, mas assim no geral acreditamos que devemos seguir uma alimentação mais vegetal, com produtos sazonais e de origem local e sustentável, com ingredientes verdadeiros e sem alimentos processados.

 

O: A VOSSA ABORDAGEM É MAIS HOLÍSTICA.
EM TUA OPINIÃO PORQUE É QUE O MUNDO PRECISA DE EXPLORAR ESTA VISÃO, QUER NA ALIMENTAÇÃO QUER NA FORMA COMO TRATA O CORPO E A MENTE?

T: Estamos a viver agora uma situação em que percebemos a importância de sermos saudáveis. Não é algo que é necessário apenas quando formos velhinhos, ou quando estivermos com uma doença grave. É agora.

Há inúmeros estudos que reforçam o impacto da mente no corpo físico e, como tal, não é possível dissociar uma coisa de outra. Podemos ter uma alimentação espetacular, cheia de legumes verdes e curcuma e gengibre e tudo, mas se depois dormimos mal, andamos stressados, tristes, angustiados, com certeza vamos ter algum problema de saúde. Assim, é importante tratarmos bem o corpo, mas também a mente.

 

O: QUE TIPO DE TERAPIAS OFERECEM NO VOSSO ESPAÇO?

T: Quando abrimos começámos por oferecer várias terapias como medicina chinesa, massagens, nutrição, naturopatia, terapia quântica e Ayurveda mas neste momento (e partilhando aqui em primeira mão com a Organii que nos conhece desde que o Therapist nasceu 😊 ) vamos focar-nos na Nutrição Funcional com a nossa nutricionista Sumeya Osman. Acreditamos que a nossa missão passa por levar a alimentação saudável e sem fundamentalismos a mais pessoas e por isso acreditamos que nos devemos focar naquilo que fazemos melhor: nutrir quem nos visita.

 

O: O QUE É QUE PODEMOS ESPERAR DE UMA CONSULTA DE NUTRIÇÃO FUNCIONAL?

T: A nutrição funcional tem como objectivo prevenir e tratar alterações metabólicas através da deteção e correcção, preferencialmente precoce, de desequilíbrios que estão na base do desenvolvimento de doenças. A consulta consiste numa avaliação da história clínica do indivíduo que inclui hábitos alimentares, estilo de vida, prática de exercício, sinais e sintomas, hábitos de sono e avaliação da composição corporal. Perante esta avaliação e definição de objetivos, será estabelecido um plano alimentar com suporte de suplementação

 

O: DE QUE FORMA É QUE O THE THERAPIST PROCURA PARTILHAR ESSE CONHECIMENTO COM QUEM QUER MUDAR O SEU ESTILO DE VIDA OU EXPLORAR MAIS TODO ESTE MUNDO?

T: No Therapist tentamos partilhar este conhecimento através dos nossos dois espaços – na LxFactory e na Rua Rodrigo da Fonseca – nos quais podem encontrar refeições terapêuticas devidamente explicadas no nosso menu e pela nossa equipa, e também através das consultas e de workshops que dinamizamos nos nossos espaços. Para além disso nas nossas redes sociais (instagram @thetherapistlx e Facebook), assim como no nosso site www.thetherapist.pt, podem encontrar informação sobre ingredientes, terapias e esta forma de vida saudável e equilibrada que acreditamos. E a partir deste mês também podem encontrar a nossa loja online de produtos saudáveis para receberem em casa https://the-therapist-pt.myshopify.com/ .

 

O: QUAIS OS VOSSOS CONSELHOS PARA UMA PELE SAUDÁVEL?

Acima de tudo manter bons níveis de hidratação. Em termos de alimentos, dar primazia às sementes de girassol, cacau e vegetais de folha escura, que são ricos em magnésio; aos alimentos ricos em antioxidantes como é o caso dos frutos vermelhos e a curcuma; às cenouras, laranjas e batatas doces ricas em beta carotenos. E claro, usar bons produtos como os que encontramos na Organii. 😊

 

T: E PARA UMA MENTE SAUDÁVEL?

Para uma mente saudável recomendamos acima de tudo tentar descansar o melhor possível à noite, evitando alimentos açucarados e cafeína ao final do dia, para garantir que o sono é reparador. Podemos também potenciar o descanso através de alimentos como a banana e o cacau que são percursores da produção de serotonina. E ainda dar primazia a hidratos de carbono de elevada qualidade, como a aveia, o arroz integral ou a batata doce.

 

O: COMO DESCREVES UMA EXPERIÊNCIA NO THERAPIST?

T: É desafiante descrever uma experiência no Therapist porque cada pessoa vive de forma diferente. Mas posso dizer qual é a experiência que eu gostava que toda a gente sentisse ao ter contacto com o Therapist, nos restaurantes ou em casa através da venda online: sabes aquela sensação de alegria e leveza quando descobres algo que te faz bem e que é simples? É isso mesmo. Que quem nos visita sinta o quão simples e alegre pode ser um estilo de vida saudável.