Dias de calor: Dicas e receitas das bloggers portuguesas | Organii – Cosmética BiológicaDias de calor: Dicas e receitas das bloggers portuguesas | Organii – Cosmética Biológica

PORTES GRATIS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€ PARA PORTUGAL

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | Dias de calor: Dicas e receitas das bloggers portuguesas

Dias de calor: Dicas e receitas das bloggers portuguesas

Temperaturas mais altas puxam para comidas leves, saborosas e saudáveis. Saibam tudo aqui!

 

 

Temperaturas mais altas puxam para praia, piscina, passeios na natureza e claro, comidas leves, saborosas e de preferência saudáveis. É por isso que reunimos receitas e dicas de algumas bloggers portuguesas para que possamos enfrentar estes dias de calor da melhor maneira.

 

Por mais que queiramos ter uma alimentação equilibrada, quando o calor aperta, o que mais nos apetece beber? Um refrigerante com gelo e claro, açúcares. Fomos à procura da melhor alternativa para este tipo de bebidas e demos de caras com um alimento que ao longo dos anos foi ganhando popularidade e que já conquistou o nosso coração: a Kombucha, uma bebida à base de chá fermentado.

 

Existem vários estudos que associam esta bebida a alguns efeitos benéficos na saúde de quem a consome, nomeadamente na melhoria da microbiota intestinal e do sistema imunitário.

 

A Oksi do blogue Dicas da Oski sugere que “para retirar o máximo das suas qualidades, deve-se dar prioridade à kombucha caseira/artesanal, fermentada de maneira a ser reduzida em açúcar. Pode ser um ótimo substituto aos refrigerantes comerciais”.

Mas como poderemos nós fazer kombucha caseira? A Oksi arranjou-nos uma bela solução: o Kit Kombucha que dará a qualquer pessoa as ferramentas necessárias para produzir Kombucha caseira.

 

Solução para substituir os refrigerantes: check!

Passemos às receitas frescas e portáteis.

 

A Joana Limão do blogue Please Consider saudou-nos com uma receita de sopa fria de pepino e meloa que “sabe sempre bem em dias quentes, principalmente quando contém ingredientes que refrescam naturalmente o corpo, como é o caso do pepino”. Vejam a receita aqui.

 

Pedimos-lhe algumas dicas e sugestões para enfrentar os dias mais quentes e a bloguer salientou a importância da hidratação, “não só bebendo água mas também através da ingestão de alimentos ricos em água, como é o caso dos melões, meloas e melancias, pepino, tomate, etc.”

E marmitas simples e saudáveis, existem? Para a Joana, a chave é não complicar. “Quaisquer legumes cortados em pedaços e temperados com um molho saboroso vão traduzir-se numa salada deliciosa! Palitos de vegetais, peças de fruta ou fruta cortada numa caixa. Acima de tudo, comida leve e fresca e não refeições pesadas, como fritos por exemplo, que nos vão fazer sentir… Pesados, claro.
Gosto muito de fazer wraps em folhas grandes de alface, couve ou acelgas; ceviches vários porque adoro a acidez que ajuda a cortar o calor; levo muitas vezes sopas frias numa garrafa térmica.”

 

Já a Alexandra da “Things About a Vegan Girl”, conta-nos que se há coisa que a praia nos faz, é abrir o apetite. “As saladas são uma excelente aposta, e super versáteis. Por exemplo uma salada de tomate, pepino, rúcula e/ou alface, arroz integral e uma leguminosa à escolha, que podemos ainda complementar com algumas sementes e frutos secos promovendo assim a saciedade. Palitos de vegetais como cenoura ou pepino com húmus, espetadas de fruta, pudim de chia com frutos vermelhos ou até mesmo um simples iogurte com granola. A ideia é munir-se de alimentos que saciem e hidratem, por isso privilegiar sempre vegetais e frutas, e para uma maior saciedade os frutos secos e as sementes. Uma lancheira ou saco térmico são obrigatórios para conseguirmos manter todos os nossos alimentos frescos até à hora de consumir. Os alimentos processados como bolachas, batatas fritas e bolos, podem até saber bem mas não vão ser os seus melhores amigos na praia! :)”

 

Se não estão a considerar ir de férias, mas ficaram com água na boca depois destas sugestões, propomos ainda uma vista de olhos no instagram @things_about_a_vegan_girl da Alexandra que está recheado de receitas e fotos que deixam qualquer um a suspirar!

A Joana Limão também é perita em abrir-nos o apetite com exemplos de receitas como o Ceviche de Cogumelos, super refrescante, saboroso e saciante ou refresco de madressilva, uma bebida original feita com flores, muito saborosa e óptima para levar, basta colocar uns cubos de gelo.

 

Todas estas opções saciam não só o estômago, como também o paladar e são perfeitas para comer sem remorsos!