PORTES GRÁTIS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | Como escolher o melhor desodorizante natural e biológico

Como escolher o melhor desodorizante natural e biológico

É frequente perguntarem-nos qual o melhor desodorizante a utilizar, para uma correta mudança do convencional para o natural e biológico. Conheça os aspetos a considerar.

É frequente perguntarem-nos qual o melhor desodorizante a utilizar, para uma correta mudança do convencional para o natural e biológico. Começamos então pelos primeiros aspetos a considerar, que para nós são os mais evidentes: não conter alumínios, parabenos e terem certificação bio como a Ecocert, Cosmos ou Solo Association (que regulam os ingredientes e processos utilizados na sua produção, assegurando que não são poluentes).

O segundo ponto a reter, é que a transpiração é perfeitamente normal e acontece principalmente por dois motivos: regular a temperatura do nosso corpo e expelir as suas toxinas. Claro que ninguém gosta de sensação de transpirar e muito menos dos maus odores que vêm associados, mas é importante percebermos que o suor é necessário para o nosso organismo.

 

O problema dos desodorizantes e antitranspirantes convencionais

 

O principal ingrediente ativo neste tipo de produtos é o alumínio. Este elemento, para além de estar associado ao aumento do risco de cancro (como o cancro de mama), é um antitranspirante, ou seja, fecha os poros na tentativa de impedir a transpiração – que já percebemos que é necessária.

Os parabenos são outras das substâncias químicas muito comuns nos desodorizantes e antitranspirantes e que poderão desencadear alergias, irritações e sensibilidades cutâneas.

 

 

Como fazer esta mudança de forma natural

 

Na altura em que for fazer a transição para os desodorizantes biológicos, experimente fazer duas ou três vezes por semana uma máscara de argila (misturando qualquer tipo de argila com um pouco de óleo de amêndoas doces) nas axilas. A argila irá “repuxar” estas toxinas, purificar e limpar toda a área debaixo dos braços. A máscara detox da Mádara é também uma ótima alternativa.

 

Depois, escolha a base certa para si. O ingrediente base do desodorizante controla o ambiente das bactérias e pH, promovendo a proliferação das “boas” bactérias e inibindo as más. Os três tipos de base mais comuns são:

  • Base de alúmen: regula a transpiração sem bloqueá-la
  • Base de bicarbonato de sódio: regulador de pH natural
  • Base de terra de diatomácea: absorve com eficácia a humidade graças à sua estrutura microporosa. Reduz o mau odor corporal e proporciona uma sensação de pele macia.

 

Existem também outros tipos de ingredientes responsáveis por absorver, regular a transpiração e com propriedades antibacterianas, calmantes e antissépticas, que são importantes de referir:

  • 𝗔𝗺𝗶𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗶𝗹𝗵𝗼: conhecido pelas suas propriedades absorventes, amacia a pele para um acabamento macio.
  • 𝗔𝗿𝗴𝗶𝗹𝗮: conhecida pelas suas propriedades absorventes, purificantes e calmantes.
  • 𝗣𝗿𝗮𝘁𝗮 𝗺𝗲𝘁á𝗹𝗶𝗰𝗮 𝗽𝘂𝗿𝗮: reduz os maus odores e a sua forma porosa confere-lhe propriedades absorventes.
  • Óleos essenciais biológicos: Dependendo do óleo, podem conter propriedades calmantes, antibacterianas e antissépticas e resistentes aos odores.
  • Aloe Vera e óleo de amêndoas doces: suavizam, refrescam e purificam a pele.

 

Por fim, um conselho importante: Experimente e não desista! Existem inúmeros desodorizantes naturais com ingredientes diferentes entre si. Experimente até encontrar o que melhor funciona para a sua pele. O corpo pode demorar até duas semanas a habituar-se ao novo produto, por isso insista no natural e no biológico, para a saúde da sua pele e do planeta.

 

A Organii tem vários tipos de desodorizantes, com bases, ingredientes e até formatos diferentes.

 

Para os amantes do zero waste, acabámos de lançar dois novos desodorizantes sólidos da Lamazuna, com vários ingredientes com propriedades calmantes, antibacterianas e antissépticas.

 

Encontre-os aqui: https://organii.com/categoria-produtos/corpo/desodorizante/