Como cuidar do seu rosto? | Organii – Cosmética Biológica Como cuidar do seu rosto? | Organii – Cosmética Biológica

ORGANII | BIO BLOG | Como cuidar do seu rosto?

Como cuidar do seu rosto?

Cuidar do seu rosto, que é exposto diariamente a várias agressões externas, é uma medida de proteção que irá agradecer mais tarde.

A pele é maior órgão do corpo e um dos mais importantes sendo a primeira linha de defesa do nosso corpo contra agressões externas. Actua como barreira entre o ambiente externo e o interior do nosso corpo e tem como outras funções manter o equilíbrio dos fluídos do nosso corpo e regular a temperatura corporal.

 

É estruturada por 3 camadas:

  • Epiderme – camada mais exterior que vemos e tocamos, que protege-nos das toxinas, bactérias e perda de líquidos;
  • Derme – camada intermédia que protege o corpo contra influências externas e irritantes e nutre as camadas superiores da pele a partir do interior;
  • Hipoderme ou camada subcutânea – camada mais interior da nossa pele que armazena energia, isola e protege o corpo contra impactos.

 

Dedique uns minutos do seu dia a um cuidado especial da pele. Cuidar do seu rosto, que é exposto diariamente a várias agressões externas, é uma medida de proteção que irá agradecer mais tarde.

 

Como criar uma rotina de cuidado diário?

A aplicação dos produtos deve ser do mais leve para o mais pesado em termos de texturas e fórmula para garantir que todos eles são absorvidos correctamente além de se complementarem na sua actuação. Assim, começa-se por produtos à base de água e gel, e termina-se com os cremes.

 

LIMPEZA

A limpeza é o passo mais importante de uma rotina diária pois permite eliminar as impurezas e remover células mortas. Evita a obstrução dos poros e formação de irregularidades, e garante uma maior absorção dos produtos aplicados posteriormente. É importante notar que a limpeza não deve ser feita apenas com água, porque a mesma não tem capacidade para remover a oleosidade da pele, sendo a limpeza de rosto sem qualquer produto insuficiente.

Dica: Deve massajar a pele com o produto escolhido em movimentos circulares concentrando-se especialmente nas zonas que tendem a acumular mais sujidade como os cantos do nariz, o queixo e o centro da testa.

 

TONIFICAÇÃO

A tonificação é um passo fundamental para a sua rotina diária. O tónico regula o pH da pele, diminui o tamanho dos poros para que as impurezas tenham dificuldade em penetrar, ajuda a remover restos de maquilhagem e contribui para uma maior absorção dos produtos aplicados posteriormente. Suaviza e equilibra o nível de hidratação da pele, transmitindo uma sensação de conforto. Felizmente existem tónicos para todos os tipos de pele, desde a oleosa à mais sensível.

Dica: O tónico deve ser utilizado depois da limpeza feita e do rosto bem limpo e seco.

 

HIDRATAÇÃO

Termine sempre a sua rotina diária com um creme hidratante para selar todas as outras etapas feitas anteriormente. Desta forma garante que a sua pele fica protegida e hidratada ao longo do dia. O tipo de creme a utilizar deve ser adequado às necessidades da sua pele.

 

CUIDADOS ADICIONAIS

Se pretende ter uma rotina diária completa e eficaz pode ainda aplicar contorno de olhos, séruns, óleos, ampolas ou produtos para um tratamento específico. Estes rituais actuam como uma prevenção anti-envelhecimento e são também aconselhados no caso de peles mais maduras.

 

CONTORNO DE OLHOS

Os primeiros sinas do envelhecimento tendencialmente surgem em redor dos olhos. Comparativamente a outras zonas do corpo, a pele em contorno dos olhos é particularmente mais fina e delicada, sem deixar de referir o movimento constante que as pálpebras exercem e as expressões faciais que deixam marcas. Nesta zona existe um  maior susceptibilidade de acumular fluídos ( o que contribui para olheiras e inchaços) e uma reacção maior a influências externas, incluindo ar seco, horas de sono, hidratação e alimentação. Estes são alguns dos motivos pelos quais deveria existir um maior cuidado naquilo que aplicamos.

Os produtos para o contorno de olhos podem ser direccionados para prevenir o envelhecimento precoce, olheiras ou inchaços e até mesmo evitar manchas.

A aplicação dos produtos para contorno de olhos deve ser feita antes de colocar o creme hidratante e apenas onde existe osso, evitando ao máximo colocá-los nas pálpebras.

Dica: Alguns produtos utilizados no contorno dos olhos podem ser também utilizados os lábios.

 

SÉRUNS

O sérum é um produto concentrado em ingredientes activos, feito para uma absorção imediata e efeitos mais rápidos devido à sua consistência aquosa, textura fluída e não gordurosa. Actuam nos interior da pele, agindo de dentro para fora e são um complemento aos cremes, potenciando e acelerando os resultados.

Os Séruns têm um foco direccionado de acordo com os tipos de pele ou problemática existente. São um excelente complemento para a sua rotina diária e deve utilizá-los antes de aplicar o creme ou, em alguns casos, misturá-los ao creme e aplicá-los em simultâneo.

 

O que usar de acordo com o seu tipo de pele?

PELE OLEOSA

PELE OLEOSA

PELE NORMAL A MISTA

PELE NORMAL A MISTA

PELE SENSÍVEL

PELE SENSÍVEL

pele madura

PELE MADURA