Como combater os Piolhos de Forma Natural | Organii – Cosmética BiológicaComo combater os Piolhos de Forma Natural | Organii – Cosmética Biológica

Pedimos a sua compreensão pelos atrasos
nas expedições das encomendas.

Junte-se à

subscreva a nossa Newsletter e receba 5€ na sua primeira encomenda!*

*válido em compras online superiores a 50€. Não acumulável com outras campanhas.

ORGANII | BIO BLOG | Como combater os Piolhos de Forma Natural

 

 

Quase todas as crianças (e nós!) já sofreram com piolhos. Não é nada de grave mas dão muita comichão, desconforto e podem-se alastrar a toda a família. Saiba através deste artigo o que deve fazer para prevenir, tratar e ainda todos os cuidados extra a ter.

Os tratamentos tradicionais de farmácia que existem são muito agressivos e não são aconselhados para uma utilização frequente. Aplique esta alternativa natural e diga adeus aos piolhos!

Como é que estes insetos que gostam de viver no couro cabeludo aparecem, interrogam vocês. Depende da intensidade de contato capilar entre duas pessoas. E ter longos cabelos também é um fator de risco, especialmente se não estiver preso.

Em crianças o contato é maior epor isso, apanham mais piolhos do que as pessoas de outras idades. Contudo entre adolescentes, o uso do smartphone também pode facilitar a sua transmissão. Morar com muita gente também aumenta o risco.

Mas como é que eles se fixam no nosso couro cabeludo? Os piolhos prendem-se ao cabelo com as suas garras e põe os seus ovos, as chamadas lêndeas. Mas como não podem saltar ou voar, esses insetos precisam de contato capilar para se propagar. Sendo assim, é possível infetar outras pessoas mesmo antes de sabermos que estamos infetados.

O que fazer quando descobrimos que temos piolhos?

Primeiro passo: Lavar o cabelo com uma mistura de vinagre, pode ser vinagre de vinho, de sidra ou de arroz, pois contém propriedades que matam e eliminam os piolhos e lêndeas. Juntar com água morna, metade vinagre /metade água morna e esfregar bem todo o escalpe.

Segundo passo: Aplicar diretamente no escalpe uma mistura de óleos essenciais e deixar atuar antes de pentear. Os mais indicados são o óleo essencial de alecrim, o óleo essencial de árvore do chá e o óleo essencial de citronela, que possuem propriedades antissépticas e antifúngicas. O ideal é misturar 10 gotas de cada um, mexer bem e aplicar em todo o escalpe com um algodão ou toalhita reutilizável. Abafar com uma toalha, durante 20 minutos para que o seu efeito seja eficaz.

Terceiro passo: Passar um pente fino por todo o cabelo, separando mexa por mexa de cabelo e certifique-se que todo o cabelo é penteado dessa forma. Penteie sobre uma toalha porque os piolhos e as lêndeas vão sair do cabelo para a toalha.

Cuidados Extra

São necessários alguns cuidados durante este período. Para controlar a infestação e impedir que toda a gente acabe com o mesmo problema, é aconselhável lavar todas as roupas da pessoa contaminada com piolhos, mas também as roupas de cama, toalhas e as demais peças que estiverem em uso, para garantir que as lêndeas e piolhos não permaneçam ali e sejam eliminados de vez.

E o que fazer para prevenir?

Aplique o Tónico Herbal da Less is More no cabelo das crianças após a lavagem do cabelo, pelo menos uma vez por semana. Pode colocar diariamente ou sempre que a criança lavar o cabelo.

Quando existirem existem piolhos na escola coloque óleo essencial de citronela diluído em óleo argão no escalpe da criança como prevenção – 4 gotas de óleo essencial numa colher de sopa de óleo de argão, misture e passe com um algodão ou toalhita reutilizável no escalpe da criança. Até aos 3 anos. Pode aplicar sempre que desejar.

A partir dos 3 anos pode utilizar o óleo essencial diretamente no escalpe, como se fosse um aroma perfumado que a criança aplica diariamente. Escolha entre citronela, alecrim ou até mesmo a alfazema.