Caracterizada por um aspecto irregular e ondulado, a celulite resulta da acumulação de gordura na camada mais profunda da pele – a hipoderme. Como os adipócitos não conseguem expulsar a gordura, comprimem a microcirculação, dificultando o processo de drenagem. Assim, dá-se uma retenção de líquidos e toxinas e as ligações entre as fibras de colagénio perdem a elasticidade e tornam-se mais rijas, alterando consequentemente a textura da pele. As áreas mais propícias ao surgimento de celulite são as coxas, ancas, glúteos, nádegas e braços nas mulheres e embora seja menos frequente haver sinais de celulite nos homens, pode surgir na região abdominal.
Pode ser difícil encontrar uma causa responsável pela celulite uma vez que existem vários factores que influenciam o seu aparecimento:
Pessoas com celulite podem sentir-se desconfortáveis em situações quotidianas e a nível emocional pode afetar o humor, auto-estima e promover inseguranças. É fundamental desistir de tentar alcançar a perfeição e abraçar o corpo que se tem. Aceitação e amor próprio são uma forma de reforçar o bem-estar físico e mental. No entanto, há formas de melhorar o aspecto da pele e trabalhar no sentido de melhorar todos os eixos mencionados acima.