Cabelo Branco: base genética e outras causas | Organii – Cosmética BiológicaCabelo Branco: base genética e outras causas | Organii – Cosmética Biológica

PORTES GRATIS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€ PARA PORTUGAL

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | Cabelo Branco: base genética e outras causas

Cabelo Branco: base genética e outras causas

O cabelo branco tem uma base genética, sem dúvida alguma, mas também pode ter outras causas, como problemas de tiroide, falta de vitamina B e de ferro, alguns medicamentos, fumar (que impede a oxigenação dos folículos capilares) e uma alimentação rica em pró inflamatórios (acúçar, farinha, glutamato de sódio, sal, etc. ou seja, uma alimentação com base em alimentos processados).

Mas afinal o que acontece para o cabelo ficar branco? O crescimento e a cor do cabelo dependem da estrutura e do trabalho qualitativo do folículo capilar ou, mais precisamente, das células dos melanócitos, que produzem melanina. Dependendo da quantidade e da proporção desses pigmentos, é obtido todo o espectro de cores de cabelo que conhecemos.

Com a idade, ou sob a influência de causas internas, a atividade da melanina diminui e, literalmente, deixa de interagir com as proteínas do cabelo, de modo que as raízes começam a ficar sem cor. O processo completo de descoloração é gradual e pode demorar muitos anos até ser completo. Na realidade o cabelo fica transparente assim que a atividade da melanina diminui e o cabelo pode até adquirir um tom amarelado.

E é verdade que o cabelo branco fica mais fino ou mais seco? Não, mas muitas vezes a diminuição da atividade da melanina vem acompanhada de uma mais baixa atividade dos folículos com menor estrutura proteica e logo cabelo mais fino e ainda menor atividade das glândulas sebáceas logo cabelo mais seco.

Podemos então estimular o melhor funcionamento possível do escalpe para potenciar a diminuiução do crescimento de cabelos brancos e ainda assim quando aparecerem, conseguirmos ter um cabelo branco saudável.

Como melhorar o cabelo branco?

  • Mude a sua dieta: Inclua frutas, legumes e alimentos ricos em vitamina B12, B9 , cobre e ferro. Beterraba com fonte de vitamina C, será uma grande ajuda, assim como folhas verdes (couves, kale, agrião, acelgas, couve chinesa, bróculos, couves de bruxelas). Amêndoas, cânhamo, linhaça, chia, feijões, grão, flocos de aveia, açaí, abacate.
  • Faça massagens capilares. Isso aumentará o fluxo sanguíneo para os folículos capilares e, como consequência, melhorará a sua nutrição. Use óleo argão e massaje o escalpe 2 a 3 vezes na semana. Pode faze-lo à noite e deixar atuar o óleo e lava o cabelo na manhã seguinte.
  • Coloque na raiz do cabelo máscaras hidratantes e de aporte de vitaminas e minerais: com óleo argão, coco, abacate, banana, limão, algas. Faça uma máscara capilar uma vez na semana.
  • Use champô e amaciador reconstrutor capilar para fornecer ao cabelo e ao escalpe todos os nutrientes que precisam. O amaciador vai ajudar a selar a proteína e a hidratação no fio de cabelo.
  • Use spray de proteínas no escalpe e cabelo para a melanina ter onde se ligar e interagir.
  • Se começar a ter cabelo amarelado ou se quiser evitar o amarelecimento do cabelo, o ideal é usar o tónico herbal less is more ou em alternativa vinagre de sidra logo após lavar o cabelo. Aplicam-se da mesma forma e o intuito é ser aplicado ainda com o cabelo e o escalpe húmido e atuar no escalpe e no cabelo. São purificadores e evitam a oxidação de resíduos que provocam o amarelecimento capilar.
  • Deve ainda terminar o banho com água fria no cabelo para estimular o escalpe e fortalecer o fio de cabelo.
  • Proteja o seu cabelo da radiação ultravioleta, é a melanina que ajuda a pele e o cabelo a reagirem e protegerem-se do sol e da radiação, logo o cabelo branco é cabelo sem melanina e logo mais frágil face à radiação solar. Coloque protetor solar capilar. Este é também outro dos motivos pelo qual o cabelo fica amarelado.

Ainda apresentamos uma receita de um shot matinal anti envelhecimento do cabelo para manter o cabelo com cor e retardar o aparecimento de cabelos brancos. Muito fácil de fazer também. Junte num copo uma colher de café de erva-trigo em pó, mais uma colher de café de fo-ti (erva chinesa que se compra já em pó), mais 15 gotas de sumo de limão (que pode substituir por duas gotas de óleo essencial de limão) e 10 gotas de sumo de gengibre fresco (que pode substituir por óleo essencial de gengibre). Adicione maio copo de água morna, tépida ou natural (não deve ser fria). Beber diariamente em jejum de manhã. Após 20 minutos já pode tomar o seu pequeno-almoço habitual.