Aromaterapia - Organii – Cosmética BiológicaAromaterapia - Organii – Cosmética Biológica

PORTES GRATIS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€ PARA PORTUGAL

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | Aromaterapia

Aromaterapia

“a aromaterapia consiste no uso de óleos essenciais com o objetivo de provocar uma resposta do nosso organismo no sentido de promover o seu equilíbrio e bem-estar e melhorar a nossa saúde. Ajudam a purificar o ar e melhoram o nosso humor”

Segundo Cátia Curica, fundadora da Organii, “a aromaterapia consiste no uso de óleos essenciais com o objetivo de provocar uma resposta do nosso organismo no sentido de promover o seu equilíbrio e bem-estar e melhorar a nossa saúde. Ajudam a purificar o ar e melhoram o nosso humor”.

 

A Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de óleos essenciais para tratamento, explorando eficazmente o efeito que os aromas das plantas são capazes de provocar em nós.

Os óleos essenciais são extractos obtidos de plantas, flores, frutos, troncos, raízes, e resina , extremamente concentrados. São ainda substâncias voláteis  que possuem princípios ativos de acordo com as suas composições. Dependendo da planta, o óleo essencial tem diferentes características, aroma, cor e densidade.

Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em cremes, águas, óleos ou puros, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, a pressão arterial, concentração, humor, entre outros.

A aromaterapia é considerada uma terapia complementar, embora seja um tratamento ancestral usado até aos dias de hoje.

Os óleos essenciais podem ser utilizados por via interna, externa ou aérea. Para a utilização via interna, como os óleos essenciais são irritantes para as mucosas, geralmente são misturados com um pouco de óleo vegetal. Já para utilização via externa, o óleo pode ser difundido para o interior do corpo através da pele, misturado com óleo de massagem ou creme. Por fim, na via aérea o óleo libertado para o ar é absorvido através das vias respiratórias, existindo vários modos de difusão.

Embora sejam designados de óleos, estas substâncias não contêm gorduras: uma gota depositada num papel evapora sem deixar vestígios, ao contrário de um óleo vegetal.

 

Sabia que…

Os óleos essenciais melhoram a saúde das mulheres? Em 2010 um estudo científico avaliou a aromaterapia relativamente à saúde da mulher (período pré-menstrual, infecções vaginais, cistite, infertilidade, etc). As conclusões mostraram que os óleos essenciais podem produzir diversas melhorias e a adição de uma terapia complementar, tal como a massagem ou a acupunctura, pode aumentar ainda mais a eficácia da aromaterapia. Por exemplo, o óleo essencial de alfazema diluído num óleo vegetal e aplicado 3 a 4 vezes por semana melhora significativamente os sintomas da menopausa.