O Ano Novo Chinês também conhecido como Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera é o feriado mais longo do ano e o evento mais importante para o povo chinês. Estima-se que esta celebração tenha cerca de 4000 anos, sendo um festival celebrado por ¼ da população mundial.
Ao contrário do calendário Gregoriano (baseado num calendário solar), o Ano Novo Chinês é determinado pelo calendário lunar e ocorre na segunda lua nova após o solstício de inverno.
Esta data é sinónimo de passar tempo em família, sendo o jantar da véspera do feriado o chamado “jantar de reunião” e acredita-se ser a refeição mais importante do ano. As ruas são decoradas em tons de vermelho, que é considerada a cor da prosperidade, felicidade e sorte, sendo usada nas celebrações para inaugurar um ano novo auspicioso e afastar as más vibrações. Existe também a tradição da troca de presentes, principalmente a troca dos envelopes vermelhos com dinheiro e com a crença de que irão trazer sorte. Neste festival o fogo de artifício é rei e ilumina as noites.
Existem 12 animais no Zodíaco chinês que representam cada ano. São elementos de grande proximidade aos modos de vida ancestrais e tradicionais dos chineses. Além disso, o Zodíaco chinês usa os princípios do Yin e Yang.
Com o Ano Novo Chinês, o nosso entusiasmo chegou mais longe de decidimos entrevistar Tâmara Castelo, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, para nos explicar em que consiste a MTC e quais os seus benefícios para o nosso bem-estar. “O meu nome é Tâmara Castelo e sou especialista em Medicina Tradicional Chinesa, sou Directora Clínica […]