Alimentos para a pele | Organii – Cosmética BiológicaAlimentos para a pele | Organii – Cosmética Biológica

PORTES GRATIS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€ PARA PORTUGAL

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | Alimentos para a pele

Alimentos para a pele

A elasticidade é um fator importante para uma pele livre de rugas, com uma aparência jovem. A Organii defende que o ideal será manter o equilíbrio entre uma boa alimentação e a aplicação tópica de ingredientes específicos.

A elasticidade é um fator importante para uma pele livre de rugas, com uma aparência jovem. A Organii defende que o ideal será manter o equilíbrio entre uma boa alimentação e a aplicação tópica de ingredientes específicos.

 

Para cuidar da sua pele e promover a sua elasticidade devem estar na sua lista de prioridades alimento ricos em ácidos gordos essenciais – os famosos ómegas (com propriedades anti-inflamatórias), vitamina A (que age ativamente na recuperação da pele e ainda auxilia na produção de melanina), vitamina C (que participa na síntese de colagénio, que forma e sustenta o tecido cutâneo e que favorece a formação de elastina) e vitamina E (que protege e ajuda a melhorar o tecido celular pois influencia a produção de colagénio e elastina).

Além disso, com o passar do tempo o nosso organismo oxida pelo que é importante abrandar os efeitos dessa oxidação através de uma alimentação rica em fontes antioxidantes.

A oxidação acontece quando ocorre a formação de radicais livres que destroem o ADN das nossas células. Os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de combustão pelo oxigénio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Vários fatores como a poluição, raios UV, tabagismo, excesso de consumo de gorduras saturadas e substâncias tóxicas podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas.

Os minerais como o silício (importante para o desenvolvimento do colagénio), o ferro (indispensável à produção de hemoglobina), o zinco (ajuda a sintetizar colagénio e elastina na pele e potencia a ação antioxidante das vitaminas e enzimas) e o manganês (que melhora a eficácia das vitamina C e do complexo B e tem efeitos anti-inflamatórios) são essenciais ao combate deste processo de oxidação.

Por fim, a nossa pele contém ácido hialurónico (AH), uma substância produzida pelo nosso organismo e que capta água, lubrifica e absorve choques em partes móveis do corpo como as articulações. 56% do ácido hialurónico do corpo está na pele, onde atua unindo-se a moléculas de água e assim preenchendo o espaço entre as células, o que a mantém lisa, elástica e bem hidratada (1g de ácido hialurónico é capaz de absorver até 6L de água). Porém, com o avanço da idade, a sua concentração na pele diminui, diminuindo também a hidratação e elasticidade da pele, o que contribui para o aparecimento de rugas. Como tal, são também imprescindíveis na sua rotina diária, alimentos que promovam a produção de ácido hialurónico.

 

Escolhemos para si a nossa seleção dos melhores alimentos, a incluir na sua dieta, para melhorar a elasticidade da sua pele.

 

ABACATE

O abacate é um fruto rico em gorduras monoinsaturadas, com um teor elevado de ácido oleico (sendo por isso rico em ómega 3). É uma importante fonte de vitaminas tais como vitamina A, B, C, K e E além de ser rico em minerais como o cálcio, o ferro, o manganês, o potássio, o sódio, o fósforo e o zinco.

A vitamina E, presente neste fruto, ajuda a revitalizar a pele, tornando-a suave e flexível graças às suas propriedades antioxidantes. Os benefícios do abacate para a pele são principalmente combater as estrias, rugas e celulite porque esta fruta tem nutrientes que colaboram na metabolização do colagénio que dá firmeza à pele. Rico também em glutationa – poderoso antioxidante que ajuda a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele, conferindo maior elasticidade e ficando a pele mais bonita e saudável.

 

BRÓCOLOS

Ricos em minerais, como o cálcio, o potássio, o ferro, o zinco e o sódio e composto por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6 e K, os bróculos são considerados um óptimo alimento não só para pele como para a saúde. São uma das maiores fontes de vitamina C, poderoso antioxidante que previne o envelhecimento prematuro da pele. Enquanto os glicosinolatos da sua composição atuam na diminuição dos processos inflamatórios e têm potencial antioxidante, protegendo as células de diversos tipos de danos e reforçando o seu sistema imunitário.

Os bróculos são consumidos de variadas maneiras. Tenha em atenção que ao fim de cerca de 8 minutos de cozedura a vitamina C degrada-se e por isso é preferível cozinhar pedaços mais pequenos e durante menos tempo, 5 minutos seria o ideal (seja ao vapor, escaldado, salteado ou no forno). Assim as suas propriedades são mantidas.

 

FRUTOS E LEGUMES VERMELHOS

A tonalidade destes alimentos vem da antocianina, pigmento associado à vitamina B1, responsável pela transformação dos nutrientes em energia e com propriedades anti-inflamatórias.

Os “alimentos vermelhos” são fontes de betacaroteno, percursor da vitamina A, que fortalece a pele e contêm nutrientes como o ácido elágico, que previne a destruição do colagénio.

São, também, ricos em licopeno, poderoso antioxidante que quando é absorvido pelo organismo, impede e repara os danos provocados pela ação dos radicais livres.

Este grupo contém uma grande variedade de alimentos como a cereja, a amora, a romã, a framboesa, a beterraba, o morango e o tomate.

Os seus efeitos são essencialmente neutralizarem a ação dos radicais livres, melhorarem a circulação sanguínea e o transporte de nutrientes pelo corpo, o que contribui para ter um rosto rejuvenescido.

 

NOZES

As nozes são uma verdadeira fonte de nutrientes. São ricas em vitamina E, que protege e promove a produção de colagénio e elastina, contrariando o envelhecimento da pele e melhorando a irrigação sanguínea. Fonte de vitaminas do complexo B e ómegas – com propriedades anti-inflamatórias, melhoram a circulação e a produção de glóbulos vermelhos.

As nozes são também ricas em zinco, que potencia a ação antioxidante das vitaminas e enzimas e em manganês, que melhora a eficácia das vitaminas C e do complexo B.

Além das nozes pode incluir na sua alimentação, outros alimentos com características semelhantes, para criar variedade, tais como: as sementes (de girassol, sésamo, linhaça e abóbora) e também outras oleaginosas como as amêndoas.

 

BATATA DOCE

A batata doce oferece 16% das suas necessidades diárias de cobre. O corpo utiliza o cobre para criar a elastina, fibra responsável pela elasticidade da pele. Outro mineral importante para a pele é o silício, que ajuda a combater o envelhecimento da pele e no qual a batata-doce é também rica. Uma importante fonte de biotina, molécula da classe das vitaminas que age diretamente na formação da pele. A batata-doce também estimula a produção de ácido hialurónico que promove uma aparência suave da pele e ajuda as células cutâneas a manterem a sua hidratação.

 

Aliados aos alimentos que promovem a elasticidade da pele, na Organii encontra produtos biológicos anti-envelhecimento.

 

Com uma intensa mistura de óleos biológicos, este sérum facial dá um impulso às defesas naturais da pele. Com antioxidantes poderosos, oferece nutrientes que melhoram a luminosidade e vigor da pele.

 

Creme hidratante de dia anti-idade. Previne das agressões do ambiente e ajuda na produção de novas proteínas da pele. Minimiza rugas e linhas de expressão deixando a pele aveludada.