A Saúde da tua pele: Um olhar homeopático | Organii – Cosmética BiológicaA Saúde da tua pele: Um olhar homeopático | Organii – Cosmética Biológica

PORTES GRATIS EM COMPRAS SUPERIORES A 30€ PARA PORTUGAL

Junte-se à

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades da sua Loja de Cosmética Bio

ORGANII | BIO BLOG | A Saúde da tua pele: Um olhar homeopático

A Saúde da tua pele – Um olhar homeopático

Entrevista Francisca Guimarães - Neste artigo trazemos um olhar homeopático sobre um dos nossos temas preferidos – A saúde da tua pele.

 

 

Entrevista a Francisca Guimarães, Homeopata.

 

Neste artigo trazemos um olhar homeopático sobre um dos nossos temas preferidos – A saúde da tua pele. Os cuidados com aquele que é o nosso maior órgão, são  alvo da nossa maior atenção e preocupação. Quisemos explorar esta abordagem sobre a pele, através do olhar da Francisca Guimarães, homeopata, e que tem em comum com a fundadora da Organii, Cátia Curica, um percurso que também teve início na medicina convencional. Nesta entrevista perceberemos como é que a homeopatia ajudou a nossa convidada a lidar com os seus próprios problemas.

 

ORGANII: Francisca, iniciaste o teu percurso na medicina convencional, através do curso de enfermagem. Fala-nos sobre esta mudança de percurso profissional e pessoal que fizeste para a medicina natural. O que despoletou esta mudança?

FRANCISCA: Antes sequer de entrar para a faculdade, eu já tinha o desejo de estudar medicina natural. Acho que foi a pressão da sociedade e, em parte, da minha família também, que me fizeram abandonar esta ideia e seguir o caminho convencional, ou seja, ir para a faculdade e estudar um curso que fosse socialmente mais aceite e reconhecido.

Porém, compreendi, logo no início do curso, que realmente aquele não era o meu caminho.
Eu vejo e acredito na saúde como um todo, em que os vários planos – mental, emocional, espiritual e físico – se encontram interligados e agem de maneira indissociável.
Esta abordagem é quase inexistente na medicina convencional, uma vez que reduz a saúde a um conjunto de sintomas ao qual atribui um protocolo de tratamento que ambiciona tratar, apenas e exclusivamente, essa sintomatologia e não a pessoa como um todo.

Esta realização fez-me abandonar a abordagem convencional e dedicar-me àquela que, para mim, faz todo o sentido e que tantos resultados aporta.

O: Sofreste também de acne, ciclos de menstruação irregulares e outras patologias que te mostraram que o teu corpo precisava de outro tipo de abordagem. Como é que encontraste a cura e equilíbrio para essas várias questões?

F: Eu estive 10 anos certos a tentar combater estes sintomas através da medicina convencional, especialmente o acne que era o que mais desconforto me trazia, e sempre sem resultados.
Fiz tratamentos agressivos, inclusivamente com a toma prolongada de isotretinoína, contraceptivos orais e outros medicamentos, e não havia maneira do acne desaparecer.
Notava algumas melhorias, mas eram sempre temporárias e, pelo caminho, estes tratamentos estavam a deixar a minha pele baça, envelhecida e extremamente seca.

Chegou o dia em que desisti por completo da abordagem convencional, pois decididamente não me estava a ajudar, e decidi enveredar pela medicina natural.

Fiz um profundo processo de desintoxicação (especialmente com a ajuda da hidroterapia do cólon), mudei radicalmente a minha alimentação, comecei a utilizar cosméticos naturais e apropriados ao teu tipo de pele e recorri à homeopatia que foi, sem dúvida, essencial nesta minha transformação.

O: A homeopatia apesar de ter mais de 2 séculos ainda é um método terapêutico desconhecido por muitos. Como  é que definirias os seus princípios fundamentais?

F: A Homeopatia consiste numa medicina natural capaz de estimular a tua Energia Vital, e consequentemente o teu mecanismo de auto-cura, levando-te a restabelecer o teu equilíbrio natural.

De acordo com o “princípio dos semelhantes”, um remédio homeopático que seja capaz de desencadear sintomas de uma doença numa pessoa saudável, é também capaz de neutralizar esses mesmos sintomas numa pessoa que esteja doente. A função do homeopata é então a de encontrar um único remédio que se encontre na mesma frequência energética que todos os teus sintomas clínicos e essência energética.

A Homeopatia tem a capacidade incrível de ir à origem dos problemas de saúde, ou “desequilíbrios” como lhes prefiro chamar. Se os problemas de saúde têm origem na Energia Vital, torna-se então necessário atuar a este nível, de maneira a que a sintomatologia desapareça de vez. A verdadeira cura só acontece quando tu vais à raiz do problema, ao cerne da tua Energia Vital.

E é essencialmente isto que a Homeopatia faz.

Atualmente, e baseado num estudo realizado em Itália no ano passado, são mais de 600 milhões as pessoas que recorrem à Homeopatia a nível mundial, sendo que, de acordo com um artigo publicado em 2018 num jornal nacional, só em Portugal, a venda de remédios homeopáticos aumentou 500%. Isto apenas demonstra a procura exponencial que existe pela Homeopatia e o quão eficaz pode ser.

O: Um dos principais motivos pelos quais os teus pacientes te consultam são problemas de pele. Que problemáticas são essas?

F: Maioritariamente, as pessoas procuram-me por questões de pele e também por problemas do foro menstrual.
Relativamente à pele, essencialmente os problemas baseiam-se em diferentes formas de acne, eczema e psoríase.

O: Como é que a abordagem homeopática lê e interpreta esses sinais que a pele manifesta?

F: Os sinais e sintomas, como é o caso dos problemas de pele, são a forma que o corpo utiliza para manifestar um bloqueio que possa existir a nível da Energia Vital.
Estes bloqueios podem ter diversas causas, como traumas (físico ou emocional), excesso de toxicidade, carências nutricionais, falta de sono, toma prolongada de fármacos, entre outros.
Geralmente, este bloqueios energéticos expressam-se através da “susceptibilidade” de cada pessoa, que corresponde ao seu “ponto sensível”, por onde facilmente a Energia Vital manifesta os seus bloqueios, sendo que para muitas pessoas essa ‘susceptibilidade’ é a pele.

O: E como é que chega a possíveis soluções que restaurem o equilíbrio dos pacientes?

F: Durante a consulta, eu exploro a fundo o teu problema, através de uma anamnese ou entrevista clínica, e chego a um único remédio que reúna a totalidade dos teus sintomas e que, ao ser administrado, seja capaz de neutralizar a sintomatologia.

Contudo, é importante salientar que tudo isto é um tratamento progressivo, ou seja, não é algo que, puff, aconteça instantaneamente! 😉
Paralelamente, e quando o motivo que traz a pessoa à minha consulta é um problema de pele, eu explico também a importância de se ter uma alimentação saudável e uma rotina de beleza que seja apropriada às necessidades da sua pele.

O: Os medicamentos homeopáticos podem ser usados de forma isolada ou complementar a outros tratamentos de pele?

F: De acordo com a Homeopatia, a cura acontece de dentro para fora. Tratamentos que suprimam os sintomas, como é o caso de alguns fármacos e tratamentos tópicos, podem ter o efeito inverso, ou seja, empurrar o bloqueio energético ainda mais para dentro, dando apenas uma ilusão temporária de cura.

Se os tratamentos complementares ao tratamento homeopático se basearem em limpezas de pele, cuidados tópicos naturais e até mesmo a toma de alguns suplementos alimentares, em princípio não terá nenhum problema. Aliás, até poderão ajudar a potenciar a cura.

O: Consideras que a sua atuação é, por um lado, menos imediata do que a de um tratamento convencional e mais progressiva do que o convencional ?

F: Depende muito do caso. Eu já vi resultados incríveis com a Homeopatia e num curto espaço de tempo. Contudo, em geral, o processo de cura é progressivo, principalmente no que respeita a problemas de pele. E, segundo a minha experiência, quando a cura avança gradualmente, os resultados são mais firmes e sustentáveis a longo prazo.
A cura leva o seu tempo e é necessário aprendermos a respeitar esse espaço.

O: No teu site referes que a alimentação energética também é um tema importante para ti. É uma das variáveis consideradas nos teus diagnósticos e tratamentos de pele?

F: A alimentação tem um grande impacto na pele e é importante ter este aspeto em conta. Contudo, na minha consulta, o meu maior foco é a Homeopatia, pois sei que é a abordagem que mais capaz é de ir à verdadeira raiz do problema de pele.

O: O que é que podemos esperar de uma consulta homeopática?

F: O corpo e a mente manifestam os bloqueios energéticos ou problemas de saúde, inclusivamente os problemas de pele, através de sinais e sintomas.
É através desta linguagem que eu conseguirei chegar ao remédio homeopático mais apropriado para ti, aquele que se encontra na mesma frequência energética que todos os teus sintomas. De maneira e encontrar este  remédio, eu preciso de conversar contigo e fazer-te diversas perguntas sobre tudo aquilo que te está a incomodar.

Durante esta consulta, terei em conta não só a sintomatologia presente e o teu histórico de saúde, como também a tua personalidade, eventos que tenham sido marcantes para ti, a maneira como tu percepcionas a vida e outros aspetos que me irão ajudar a ir ao encontro da tua essência energética.

Após a consulta, onde terei reunido toda a informação clínica, eu irei estudar aprofundadamente todo o caso e depois enviar-te por email a prescrição e modo de toma.

 

Se quiserem saber mais sobre Homeopatia e sobre a Francisca visitem o seu site!