Este domingo, dia 21 de novembro, chega à capital mais uma edição da Meia Maratona de Lisboa! Mas a preparação não envolve apenas treinos. Temos algumas dicas para se preparar para esta maratona.
O QUE COMER
Na noite anterior ao dia da maratona, faça uma refeição leve, com uma maior quantidade de hidratos de carbono, já que é preciso aumentar o stock de hidratos 24hs antes de um treino mais intenso. Sugerimos uma refeição que tenha como base hidratos completos, como arroz integral, trigo sarraceno, cevadinha ou massa integral, associados a uma proteína, num rácio de 80/20 em que 80% do prato é composto por hidratos.
Recomendamos hidratos completos pois são de libertação lenta de energia, o que fará com que tenha stamina durante a duração da maratona.
O pequeno almoço deve ser equilibrado, pelo menos 2 horas antes da corrida. A apresentadora e maratonista Isabel Silva sugere papas de aveia com banana, proteína vegana e manteiga de amêndoa. A combinação perfeita de hidratos, proteína e gorduras saudáveis.
A recomendação passa também por aumentar a ingestão de líquidos ao longo do dia anterior à prova. Durante a prova, é aconselhável beber água em todos os pontos de hidratação, mas não em grande quantidade, apenas o suficiente para se hidratar, principalmente se estiver muito calor.
O QUE VESTIR
Roupas leves, confortáveis e que já tenha usado antes. Opte por tecidos respiráveis e ténis leves, idealmente os que já costuma usar para correr.
COMO PROTEGER A PELE E CABELO
Hidrate bem a pele antes de colocar o protetor solar. Independente da estação do ano, use sempre protetor solar, nos rosto, braços e pernas.
Durante uma maratona, a exposição solar poderá ser mais longa do que o habitual, pelo que deve tomar especial atenção à zona labial. A zona ocular também deve ser protegida, mas coloque apenas uma leve camada, pois é uma zona propícia a transpiração.
Para proteger o cabelo, recomendamos aplicar óleo de argão em todo o comprimento do cabelo. Pode fazê-lo na noite anterior ou de manhã.
COMO RECUPERAR APÓS A MARATONA
A maratona termina, mas os cuidados ainda permanecem. Mesmo para os mais experientes, o esforço é tanto que a recuperação precisa ser tão regrada como os treinos. Esta parte é fundamental para que o atleta volte a correr em perfeitas condições físicas e psicológicas. A crioterapia é um grupo de diversas técnicas e procedimentos de fisioterapia no qual se aplica baixas temperaturas em regiões locais do corpo. Poderá experimentar esta técnica em clínica ou em casa, o importante é que mergulhe as pernas em água gelada. Pode também tomar um banho de imersão com sais epsom ricos em magnésio para evitar as cãibras e ajudar na recuperação muscular.
A recuperação muscular passa também por uma massagem relxante. No SPA Organii no Príncipe Real temos várias opções, como por exemplo o tratamento com compressas de gengibre, que ajuda a drenar os líquidos acumulados, com ação ação anti-inflamatória, aliviando tensões e descongestionando os tecidos.
Agora sim, está pronto para encarar uma maratona. Boa corrida!